Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão participa de seminário Enchente de 74 Destaque

30/03/2017

Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar participaram no último dia 24 de março, no auditório da Amurel, do 15º Seminário Enchente de 1974, catástrofe acontecida há 43 anos e que nos últimos 15 anos vem sendo lembrada em forma de debates, análises, reivindicações e busca de mecanismo que possam minimizar e prevenir os efeitos em caso de se repetir um fenômeno igual ao ocorrido na década de 70, em Tubarão e região. A enchente provocou pelo menos 199 mortes e alterou o curso do desenvolvimento regional tamanho o prejuízo material para a região.

O evento foi aberto pelo presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, que compôs a mesa de autoridades junto com outras personalidades, como o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Morastelli, o vereador e um dos responsáveis pela organização do seminário, professor Maurício da Silva, entre outras.

Mais de 80 pessoas registraram presença no evento, que teve o seguinte cronograma de palestras:

1)      Vídeo com imagens da inundação de 1974: Impacto sócioeconômico nos dias atuais.

2)       Projeto Executivo, Projeto Ambiental e Licenciamento para Redragagem do Rio Tubarão - prestação de contas. Rodrigo Moratelli – Secretário de Estado da Defesa Civil;

3)      Barra do Camacho. Eng. Claudemir Souza dos Santos: Coordenador da Comissão de acompanhamento dos Projetos para redragagem do Rio Tubarão.

4)      Sistema de Monitoramento do Rio Tubarão- prestação de contas. Rafael Marques: Superintendente Técnico da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão.

5)      Plano de Macrodrenagem do Município de Tubarão. Joel Avruch Goldenfum: Pós-Doutor em Drenagem Urbana no INSA- Lyon- G França.

6)      Tubarão e os Eventos Climáticos Extremos - Maurici Amantino Monteiro – Meteorologista e Gerente Técnico da Empresa Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais Ltda.

7)      Contribuições do público, encaminhamentos e encerramento.

Fonte: Ascom do Comitê Tubarão

Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação da Amurel