Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão será parceiro em projeto de monitoramento da qualidade da água Destaque

23/03/2017
Patrício (centro) representou o Comitê no lançamento do projeto Patrício (centro) representou o Comitê no lançamento do projeto

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar será parceira da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) na execução do projeto da Funat lançado nessa quarta-feira (22), no Dia Mundial da Água, chamado Águas de Tubarão. O objetivo é diagnosticar o problema da poluição nos principais rios e encaminhar soluções. O lançamento ocorreu na sede da Fundação e foi prestigiado por outras entidades parceiras como Tubarão Saneamentos e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Patrício Fileti, servidor da Amurel cedido para os trabalhos do Comitê representou a entidade no evento.

O projeto foi elaborado pelo grupo técnico da Funat e será dividido em duas partes. A primeira ação será diagnosticar e quantificar os níveis de poluição dos rios Tubarão, Corrêas, Ilhota, Capivari, Caruru, da Madre, Pinheiros e Rio do Pouso.

“Vamos coletar amostras em vários pontos para descobrir como estamos recebendo a água e como estamos entregando. No rio Tubarão, por exemplo, vamos coletar amostras na região do limite com Pedras Grandes e depois na região da Madre, no limite com Laguna”, explicou o diretor de Fiscalização Rui César Rufino, um dos responsáveis pela criação do projeto.

Serão realizadas as análises de dois pontos por manancial, verificando desta forma, com que qualidade as regiões banhadas pelos recursos hídricos selecionados recebem as águas e com que qualidade essas são passadas para um rio de maior volume ou para um município vizinho.

Assim, acreditam os autores, será possível avaliar de que forma as atividades socioeconômicas de cada região interferem na qualidade dos mananciais.

Fonte: Ascom do Comitê Tubarão, com informações da Ascom PMT

A partir daí será possível planejar e encaminhar soluções ou ações de conscientização que evitem a poluição dos rios.