Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê da Bacia promove atividades com alunos em nascente protegida em Pedras Grandes Destaque

14/07/2016

Unir a teoria e prática sempre traz resultados melhores do que limitar-se ao ensino em sala de aula. Alunos da escola de ensino fundamental professor João Batista Becker, da comunidade de Azambuja, interior de Pedras Grandes, tiveram a oportunidade de conhecer de maneira presencial uma atividade importante para o meio ambiente: a preservação e manutenção de uma nascente. Eles foram levados até uma nascente protegida, na propriedade do casal de agricultores Anselmo Bortolo e Maria de Fátima Bortolo, na comunidade de São João, também em Azambuja, para conhecer como se faz a proteção de uma nascente e outros aspectos da manutenção da nascente, o monitoramento e a importância da preservação dos recursos hídricos. Para isso tiveram uma palestra com a professora Rosalba Damiani, da ONG ambiental Unicalivre, que abordou a temática em questão.

Mas foi preciso botar a mão na massa também. Os estudantes ajudaram a fazer o plantio de mudas de espécies nativas na área cercada e protegida onde fica a nascente.

Foram entregues camisetas do projeto aos alunos, professores e proprietários do terreno, e após foi servido um lanche cedido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, representado no local por Patrício Fileti. O Comitê também doou outras 60 mudas de araçá aos alunos e funcionários da escola. Participaram das atividades a diretora da escola Edna Natoria Felisbino Ghizzo, a supervisora escolar Rita de Cassia Marcon Quarezemin, a assistente técnico-pedagógico Eliane Felippe Pignatel e os professores Fernanda de Oliveira e Wanderley dos Santos Felipe.

A ação - realizada no último dia 30 de junho - foi executada em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão, representada por Janaina de Bem Marçal, e com Defesa Civil regional, representada pelo bombeiro Anderson Martins Cardoso.

D'Alma Comunicação e Design
Assessoria de Comunicação - Fotografia - Cerimoniais - Media Training - Gerenciamento de Crises - Mídias Digitais - (48) 9659-1841 (48) 8418-1105