Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Sangão é mais um município beneficiado com mudas

10/06/2016

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar entregou na última segunda-feira mais um lote de mudas na região. Sangão foi o município beneficiado com as mudas de espécie nativas e nativas frutíferas. O ato fez parte da programação da semana municipal de meio ambiente. As 520 mudas serão plantadas no entorno do manancial de água de propriedade do município, localizado na comunidade de Areão.

Patrício Fileti, servidor da Amurel a serviço do Comitê da Bacia e a gerente regional de Agricultura da AGR de Tubarão, Janaína Marçal fizeram a entrega do material. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura Vandoni Soratto, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Remor, o diretor do Samae, Aldair Gildo Luiz, a representante do setor do Planejamento, engenheira Civil Cristiani Serafim, bem como o morador da comunidade, Aldori da Silva.

Para o secretário municipal de Agricultura, “o ato, além de simbólico, também nos incentiva e nos mostra, que também precisamos plantar diversos tipos de árvores para uma maior diversidade natural”.  A ideia, de acordo com o engenheiro Marco Remor, é mostrar às pessoas o valor socioambiental de atitudes simples como esta.  Além disso, esclarece Remor, as espécies escolhidas para o plantio são consideradas ideais para restauração da mata ciliar. E nesse caso, se está protegendo a área produtora da água do município, ou seja, é de relevante interesse social. Neste sentido, a presente ação tem foco nas práticas de restauração da mata ciliar, sendo fruto do Projeto Recuperação de Áreas Degradadas da micro bacia do Areão.