Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Pelo Dia Mundial da Água, sub-bacia dos formadores do Rio Tubarão recebe mudas Destaque

21/03/2016

Lauro Muller, Orleans, São Ludgero e Pedras Grandes receberam cada um, hoje de manhã, 21, mais de 500 mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas. A entrega aconteceu nas dependências do Samae de  Orleans entre 8h30min às 11h. Este foi o segundo lote de mudas entregues em 2016 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar a municípios integrantes da Bacia. A ação foi feita por Patrício Fileti, funcionário da Amurel a serviço do Comitê, ao diretor do Samae, Antônio Willemann. A ação desta segunda-feira é também uma alusão à passagem do Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça, 22 de março. Em Orleans, o Comitê tem a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, da Fundação Municipal Ambiental de Orleans- Famor, e do Samae, que a exemplo do Comitê, também desenvolve o trabalho de recuperação de matas ciliares e recuperação e preservação de nascentes, em nível municipal.

O primeiro lote foi entregue em Rio Fortuna no início do mês de março a Rio Fortuna, São Bonifácio, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Grão Pará e Braço do Norte.

Em 2016, ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, o Comitê optou por descentralizar a entrega, distribuindo as mudas em sub-bacias.

As mudas que não forem retiradas, conforme a data e horário previamente combinados entre o Comitê e os responsáveis pelo setor de agricultura e meio ambiente dos municípios, ficam no município onde é feita a distribuição.

O Comitê entrega por ano aproximadamente 15 mil mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas de portes médio e grande, etiquetadas com nome das espécies, a todos os 22 municípios da Bacia. As mudas são plantadas em áreas degradadas e de APPs. Além das mudas são entregues exemplares de revista científica editada pelo Comitê com artigos que tratam da proteção e recuperação de nascentes da região.

As espécies que estão sendo doadas são: Araçá amarelo e vermelho; Araticum do brejo; Aroeira salsa e vermelha; Camboatá vermelho; Cedro rosa; Cereja preta; Capororoca; Caroba; Cortiça lisa amarela; Embaúba; Goiaba rosa (vermelha); Grumixama; Guabiroba; Imbuia; Ingá banana e Ingá feijão; Ipê amarelo e roxo; Jaboticaba; Louro madeira; Pitanga; Uvaia; Quaresmeira (Manacá Da Serra); e Palmito.

D'Alma Comunicação e Design
Assessoria de Comunicação - Fotografia - Cerimoniais - Media Training - Gerenciamento de Crises - Mídias Digitais - (48) 9659-1841 (48) 8418-1105