Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão entrega 2,5 mil mudas de espécies nativas Destaque

08/03/2016

Ao saber que o Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Tubarão estaria em Rio Fortuna para entregar mudas, Kelli Buss, moradora no interior do município e estudante do curso de graduação em Educação no Campo, unidade da Ufsc em Santa Rosa de Lima se apressou em reservar algumas mudas para o irmão, que quer reflorestar a margem do rio que corta a propriedade dele. Os pais, Tarcísio e Cecília sabem a importância da mata ciliar para o meio ambiente: a água potável consumida por toda a família vem de uma fonte preservada, dentro da propriedade.

As mudas levadas por Kelli saíram do lote de mais de 500 mudas deixado ao município de Rio Fortuna. São Bonifácio, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Grão Pará e Braço do Norte também receberam a mesma quantidade, descarregada no pátio da Secretaria de Agricultura de Rio Fortuna, hoje (7) de manhã.

Ao contrário do que ocorreu nos outros anos, em 2016 o Comitê optou por descentralizar a entrega, distribuindo as mudas em sub-bacias. A de hoje contemplou seis dos 22 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica da RH 9. As mudas que não foram retiradas, conforme havia sido combinado com o Comitê, ficarão no município onde fora feita a distribuição.

Esta foi a primeira entrega do ano e os demais municípios das outras sub-bacias passarão a receber as mudas em breve.

O Comitê entrega por ano aproximadamente 15.000 mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas de porte médio a grande e etiquetada com nome das espécies. As mudas são entregues habitualmente nas secretarias ou departamentos de agricultura dos municípios, ou para entidades reconhecidamente comprometidas com a preservação e recuperação do meio ambiente. É o caso do grupo de acadêmicos de Educação no Campo - UFSC, de Santa Rosa de Lima que, neste ano, recebeu as mudas para serem plantadas em áreas degradadas e de APPs. Além das mudas foram entregues exemplares de revista científica editada pelo Comitê com artigos que tratam da proteção e recuperação de nascentes da região.

As espécies doadas são: Araçá amarelo e vermelho; Araticum do brejo; Aroeira salsa e vermelha; Camboatá vermelho; Cedro rosa; Cereja preta; Capororoca; Caroba; Cortiça lisa amarela; Embaúba; Goiaba rosa (vermelha); Grumixama; Guabiroba; Imbuia; Ingá banana e Ingá feijão; Ipê amarelo e roxo; Jaboticaba; Louro madeira; Pitanga; Uvaia; Quaresmeira (Manacá Da Serra); e Palmito.

D'Alma Comunicação e Design
Assessoria de Comunicação - Fotografia - Cerimoniais - Media Training - Gerenciamento de Crises - Mídias Digitais - (48) 9659-1841 (48) 8418-1105