Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Semana da Água será celebrada em Tubarão

20/03/2015

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter este recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data, comemorada no dia 22 de março, ganhou uma semana especial no município de Tubarão com diversas ações educativas para conscientização.

Para dar início as atividades referentes a celebração, nesta segunda-feira (23), a Fundação Municipal de Meio Ambiente realizará uma Solenidade de Abertura da Semana da Água na sede da Amurel. O evento contará com a palestra “Status do Sistema e Próximos Desafios” ministrada por profissionais da Tubarão Saneamento. No mesmo dia, a escola municipal João Paulo I (Caic) receberá a visita de profissionais do Sesc, Unicalivre e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar para uma oficina de Educação Ambiental. Visitas na Horta Modela da Tractebel também serão realizadas.

Quem passar pela praça Sete de Setembro, na terça-feira (24), poderá participar de oficinais ambientais e da doação de mudas promovidas por meio do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra de fotos da Enchente de 1974 também pode ser conferida no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. Voltada para os alunos da escola João Hiláro de Melo e Francelino Mendes uma palestra será realizada sobre Proteção e Defesa Civil.

Dando continuidade as ações em celebração a Semana da Água, uma palestra sobre Água e Desenvolvimento Sustentável e uma oficina de Coletor Ecológico será realizada na 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria, nesta quinta-feira (26). No último dia de ações, sábado (28), o 9° Grupo Escoteiros Tubarão realizarão doação de mudas na praça Sete de Setembro.

Durante toda a Semana da Água, o Farol Shopping recebe a mostra itinerante de fotos “Do Rio Tubarão da Nascente a Foz”. Visitas também poderão ser realizadas por escolas a Estação de Tratamento de Água. Os agendamentos de horário poderão ser realizados por meio da Tubarão Saneamento.

A Semana da Água é promovida pela Fundação de Meio Ambiente com apoio de diversas empresas e entidades, entre elas o Comitê Tubarão e Complexo Lagunar. O cronograma completo pode ser conferido abaixo:

23/03/2015 (segunda- feira)

Solenidade de Abertura
Palestra: Tubarão Saneamento – Status do Sistema e Próximos Desafios
Local: Amurel
Horário:14h

Oficinas de Educação Ambiental
Local: EMEB João Paulo I (Caic)
Horário: 8h30 às 17h.

Visitas na Estação de Tratamento de Água

Mostra Itinerante de Fotos do Rio Tubarão da Nascente a Foz
Local: Farol Shopping