Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê retoma vistorias para monitoramento de nascentes protegidas Destaque

05/02/2015

Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar retomaram no fim de janeiro as visitas às nascentes que fazem parte do projeto de Proteção e Recuperação de Nascentes que o Comitê vem desenvolvendo desde o ano de 2009, através da Câmara Técnica de Nascentes.

No dia 20 de janeiro, Patrício Higino de Mendonça Fileti, membro suplente do Comitê representando a Amurel e o engenheiro ambiental Guilherme Junkes Herdt, contratado pela SDS para dar auxílio às atividades do Comitê referente à gestão de recursos hídricos, realizaram saídas a campo em dois municípios. As nascentes contempladas ficam na comunidade de São José dos Macacos, em Gravatal, e na localidade de Mãe Peregrina, em Armazém, ambas na Sub-bacia do rio Capivari. Foi feito o monitoramento da situação das nascentes protegidas e recuperadas, através da captura de imagens, medição com termômetro e luxímetro, além de coleta de água bruta, conversa sobre a nascente e educação ambiental com o proprietário.

No dia 28 de janeiro o mesmo procedimento foi adotado em vistorias nas comunidades de Baixadinha e São Miguel, ambas no município de Gravatal. Com isso o comitê obtém distintas informações técnicas para utilização em elaboração de artigos científicos, por exemplo, e outras publicações.

As amostras de água coletadas foram enviadas ao laboratório da empresa Tubarão Saneamento – que tem uma parceria com o Comitê – e os resultados dessas análises em breve estarão disponíveis.

A relevância do monitoramento das nascentes contempladas no projeto de proteção e recuperação de ambiente de nascentes ficou evidenciada diante da grande quantidade de vegetação detectada na área protegida pelo projeto, nas vistorias realizadas em janeiro de 2015. É importante manter a área protegida para obter água em qualidade e quantidade, até mesmo para outras pessoas da mesma bacia hidrográfica. Os dados coletados na monitoria são inseridos em um banco de dados e colocados à disposição da Câmara Técnica de Proteção e Recuperação de Nascentes.

O monitoramento se dará ao longo do resto do ano de 2015.