Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Comitê Cubatão e Madre participa do Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário Destaque

14/03/2024

Nos dias 06 e 07 de março, membros do Comitê Cubatão e Madre participaram do Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário, em Florianópolis. Estiveram presentes Marilu Matiello, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina, Larissa Martin e Danilo Funke, do Conselho Regional de Biologia-9ª Região.

O evento, organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), teve como objetivo principal fomentar o debate sobre o atual cenário da prestação dos serviços de esgotamento sanitário em Santa Catarina, abordando desde a coleta até o tratamento de esgoto.

Segundo Marilu Matiello ”Participar do Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário foi uma experiência que trouxe muitas reflexões. Durante os dois dias do evento, tivemos a oportunidade de escutar uma variedade de perspectivas, desde as cobranças dos órgãos de controle por avanços no setor, passando pela atuação regulatória como indutora das políticas de ampliação dos serviços, até os desafios enfrentados pelos gestores municipais na implementação efetiva das ações do esgotamento sanitário.

Contudo, ao observar a presença marcante de Gestores Públicos, Prefeitos, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Governo do Estado, ficou evidente o engajamento e comprometimento com a melhoria das condições de saneamento básico em nosso estado, inspirando-nos com a esperança de que o documento firmado entre as autoridades ao final do evento - que definiu ações para cumprimento das metas de universalização do esgotamento sanitário - seja bem-sucedido em sua implementação.”

O Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário (Seges) reuniu lideranças, gestores estaduais e municipais, agências reguladoras, prestadores de serviços, órgãos de controle e sociedade civil, com destaque para Aris, Aresc e Casan, e proporcionou a troca de ideias e debates na busca por soluções técnicas e financeiras para o cumprimento dos prazos previstos no Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Acompanhe as publicações do Comitê Cubatão e Madre e saiba mais sobre os eventos e ações do grupo.

#ComitedoCubataoeMadre #ComitedeBaciasHidrograficas