Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

REESTRUTURAÇÃO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CÂMARA TÉCNICA ENTRE OS ASSUNTOS DA ASSEMBLEIA GERAL Destaque

14/08/2018

A 2ª Assembleia Geral Ordinária do Biênio 2017/2019 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão foi realizada na última segunda-feira (13/08), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Santo Amaro da Imperatriz. Diretoria e representantes das organizações-membros estiveram presentes.

Foram apresentadas as ações feitas pelo Comitê ao longo do ano, divulgado o 1º Prêmio Comitês de Bacias de Jornalismo Ambiental e definidos os representantes do Comitê Cubatão no ENCOB, que vai acontecer na próxima semana em Florianópolis.

Também houve alteração no quadro de entidades no setor Poder Público. A CIDASC deixou de integrar o Comitê, já o CRBIO e a Polícia Militar Ambiental do Batalhão de Palhoça são as novas organizações-membros. O edital para a reestruturação com duas vagas para Sociedade Civil e uma vaga para Usuário de Água continua aberto.

Os participantes ainda discutiram o andamento do programa Produtor de Água na bacia. Os estudos de diagnóstico, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Agência Nacional de Águas, já começaram.

Na ocasião foi formada a Câmara Técnica para revisar o Regimento Interno do Comitê Cubatão. Representantes da Celesc, SDS, IMA, Associação de Moradores de Caldas e Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz farão a adaptação do último regimento conforme resolução 19 de 2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

As ações do Plano de Recursos Hídricos, executadas pela equipe da UFSC também foram apresentadas. As próximas oficinas participativas serão no final do mês de agosto e vão discutir Outorga e Cobrança de água.

Por Rokelly Pierozan, jornalista