Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

CAPACITAÇÃO SOBRE MATA CILIAR É TEMA DE REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA Destaque

04/10/2017

Ocorreu na tarde da última segunda-feira, (02/10), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santo Amaro da Imperatriz, a 2ª reunião da Comissão Consultiva (Biênio 2017-2018), do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão. Entre os itens da pauta, a organização de uma capacitação para membros do comitê e agentes públicos do legislativo e executivo da área de abrangência de Santo Amaro da Imperatriz, cujo tema escolhido foi: “A importância da Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão”.

A equipe técnica, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) vai verificar a área para as atividades práticas da capacitação. Como sugestão, a localidade Vargem Grande, em Águas Mornas. A reunião também trouxe, como item de pauta, o relato realizado pela presidente Sandra Eliane Michel, na sessão plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz, na data de 21/09/2017.

Entre os assuntos gerais, foram apresentados os trabalhos da equipe técnica: visitas às entidades representantes; apoio à maratona fotográfica; manutenção da sede e serviços; o Projeto Rios – comunidades unidas pela recuperação e preservação dos rios, uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que já ocorre na Península Ibérica e França, visando o envolvimento voluntário da sociedade no diagnóstico, recuperação, preservação e fiscalização dos trechos dos rios que são importantes para as comunidades. A apresentação do Projeto Rios, que tem por objetivo a adoção de um rio por paróquia, foi trazido por Idelvino Furlanetto, ex-deputado catarinense, membro do Fórum de Bacias Hidrográficas e assessor do gabinete do deputado estadual Padre Pedro Baldissera. Quanto à confecção do selo comemorativo do Comitê Cubatão, os representantes entenderam não ser o momento adequado para esta ação.

Participaram da 2ª reunião da Comissão Consultiva (Biênio 2017-2018), do Comitê Cubatão: Aline Luiza Tomazi, técnica da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT); Caroline Ramos de Proença, técnica da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT) no âmbito do Comitê Cubatão; Filipe Viezzer da Silva, voluntário do Comitê Cubatão; Gerson Luiz Gesnner, Epagri; Idelvino Furlanetto, do Fórum Catarinense de Bacias Hidrográficas; Morgana Ricciardi de Castilhos Eltz, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma); Raphael Ewaldo de Souza, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); Sandra Eline Michel, Associação dos Moradores de Caldas e Poço Fundo; Viviane Garcia Pawlick, Fundação Catarinense de Pesquisas Ambientais (Fucaflora); e William Wollinger Brenuvida, técnico da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT) no âmbito do Comitê Cubatão.