Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

COMITÊ MOVIMENTA PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL Destaque

11/08/2017

Entre as metas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão está a participação das entidades-membro, que hoje somam 25 cadeiras, e a sensibilização socioambiental. E é nesse espírito agregador que os técnicos do Comitê Cubatão se empenham nas visitas as entidades-membro e fortalecimento das ações de educação ambiental. Nesta quinta-feira, 10/8, os técnicos Caroline Ramos de Proença e William Wollinger Brenuvida visitaram as secretarias de educação dos municípios de Águas Mornas, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Técnicos listaram as escolas da região

A rede municipal de ensino do município de Águas Mornas conta nove escolas, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Recebidos pelas funcionárias da secretaria de educação, Regina Luzia Steinbach Duarte (coordenadora administrativa) e Nivia Cristina Garcia Vieira (coordenadora pedagógica), os técnicos do comitê apresentaram ideias sobre os concursos de redação e desenho – e poemas – além da maratona fotográfica, eventos que devem ser realizados em parcerias com as escolas dos quatro municípios da área de abrangência do Comitê Cubatão.

Com uma rede de ensino maior, levando em conta o tamanho territorial e populacional, Palhoça possui 24 escolas. Palhoça, aliás, é um dos municípios que mais cresceu no Estado de Santa Catarina nos últimos 20 anos, com reflexos importantes no debate do uso responsável pelos recursos hídricos. Realidade muito diferente tem São Pedro de Alcântara, onde fomos recebidos pelo Secretário Municipal de Educação Carlinho Schmitt, responsável por quatro escolas municipais. São Pedro de Alcântara possui uma escola estadual.

Santo Amaro da Imperatriz, município sede do Comitê Cubatão, possui 16 escolas públicas municipais, quatro escolas estaduais, uma escola filantrópica, e duas escolas particulares. No ano de 2016, várias escolas de Santo Amaro da Imperatriz receberam do Comitê Cubatão apresentações e cursos sobre a importância da preservação da água e uso racional dos recursos hídricos. Essas atividades foram realizadas com apoio das entidades-membro do Comitê, da diretoria do comitê, bem como de seu corpo técnico.

A atualização do cadastro realizada pelos técnicos do comitê vai servir de base para a execução de capacitações, cursos e concursos de redação, desenho e maratona fotográfica, ações que tem por objetivo a sensibilização socioambiental e a participação da sociedade nos debates sobre os recursos hídricos.

Por William Wollinger Brenuvida, técnico em nível superior do Comitê Cubatão. Em parceria com Caroline Ramos de Proença.