Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

RAFTING NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA Destaque

14/03/2017

Pelo menos 15 participantes devem participar de atividade que lembra Rio Cubatão como um dos cursos d’água mais importantes do Estado de Santa Catarina. A bacia do Rio Cubatão abastece mais de 800 mil consumidores na Grande Florianópolis.

(*) William Wollinger Brenuvida

Que o dia mundial da água se comemora dia 22 de março de cada ano, nenhuma novidade. Mas em 2017, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão promete inovar essa comemoração. Em um encontro-diálogo, na tarde desta segunda-feira, 13/3, que envolveu as três maiores operadoras de Rafting de Santo Amaro da Imperatriz, a diretoria do Comitê Cubatão, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santo Amaro, decidiu-se pela descida do Rio Cubatão, na próxima quarta-feira, 22/3, a partir das 8 horas da manhã, com saída do bairro de Caldas da Imperatriz.

O Rio Cubatão, que tem suas nascentes na Serra da Garganta, em Águas Mornas, e também no Morro da Boa Vista, em Rancho Queimado, é um dos rios mais importantes do Estado de Santa Catarina. O Cubatão reúne momentos históricos importantes como a recepção da família imperial em outubro de 1845; e parte significativa do abastecimento de água potável da Grande Florianópolis, mais de 800 mil consumidores atendidos. No ano em que o governo catarinense assume o compromisso de realizar o tão sonhado Plano de bacias, espécie de diagnóstico e mapeamento das potencialidades e pontos negativos do rio, ferramenta indispensável ao desenvolvimento socioeconômico, o Comitê Cubatão em parceria com as empresas operadores de rafting pretende realizar um monitoramento do rio para subsidiar os trabalhos dos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsáveis pelo plano de bacias.

A descida do Rio Cubatão deve durar 3 horas e meia, com um trecho de 1 hora e meia de corredeiras. A atividade que vai contar com 15 participantes, entre os quais, pesquisadores e observadores, tem o acompanhamento dos guias das empresas: Apuama Rafting, Ativa Rafting e TDA Rafting, que cederam seus serviços gratuitamente por pensar em um trabalho coletivo em prol do meio ambiente e do desenvolvimento socioeconômico e socioambiental de Santo Amaro da Imperatriz e região. A expedição que tem como lema “Reuso da água”, tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) vai partir às 8 horas da manhã do bairro de Caldas da Imperatriz, e tem destino certo: a Estação de Tratamento de Água da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan).

Participaram da reunião: Karla Alves, CDL; Caroline Proença, Comitê Cubatão; Claudia Laurent, Apuma Rafting; Eliazar Garbelotto (Keko), TDA Rafting; Julio Faria, Ativa Rafting; Patrice Juliana Barzan, Casan e Comitê Cubatão; Sandra Eliane Michel, Comitê Cubatão; e William Wollinger Brenuvida, Comitê Cubatão.

(*) William Wollinger Brenuvida, é jornalista. Mestrando em Ciência da Linguagem. Técnico do Comitê Cubatão