Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

7ª REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ CUBATÃO Destaque

08/09/2016

O Comitê Cubatão dá mostras que o trabalho está cada vez mais solidificado, e o motivo disso é a união de uma competente e hábil diretoria, com técnicos engajados e que amam o que fazem: dirimir conflitos de interesse no âmbito da bacia hidrográfica, preservando os recursos hídricos. Para debater temas de interesse da população da bacia hidrográfica, os membros da diretoria e equipe técnica se reuniram na tarde desta terça-feira, 6/9, na sede do comitê, em Santo Amaro da Imperatriz.

Na pauta: a apresentação da agenda de ações do mês setembro que conta a visita técnica ao Rio Cubatão – cortesia da Apuama Rafiting. Reunião com a prefeitura de São Pedro de Alcântara, membro do comitê. Série de palestras: Escola Augusto Althoff e Escola Vila Santana, em Santo Amaro da Imperatriz. Ações alusivas ao dia da árvore, com alunos da Escola Judite Adelina Schurhaus. Também foram debatidos: a avaliação do relatório de assiduidade das instituições membro do Comitê. Ficou definido que as instituições com duas faltas consecutivas ou mais, sem justificativa, nas Assembleias Ordinárias serão oficializadas para possibilidade de desligamento. Nos informes: a reunião com o Grupo Gestor do Pagamento por serviços ambientais (PSA), ocorrida no dia 25 de agosto de 2016, que atualizou informações sobre o andamento das ações para implantação do PSA na Bacia do Rio Cubatão.

Presentes à reunião: Sandra Eliane Michel, presidenta; Patrice Juliana Barzan, secretária executiva; Cícero Augusto de Souza Almeida, FATMA; Claudia Laurent, Contur; Gerson Luiz Gesnner, Epagri; Rafael Pasin, SC Rural. Na equipe técnica: Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura, Letícia Scoz, engenheira ambiental; Caroline Proença, administrativo. A reunião também contou com a presença de Filipe Viezzer da Silva, engenheiro ambiental e sanitário. Filipe é mestrando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e se colocou à disposição para desenvolver ações de pesquisa ambiental e apoio científico ao Comitê Cubatão – importante atividade e atitude de voluntarismo.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177-SC)