Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Participação do Comitê Cubatão na Sessão da Câmara Municipal de Santo Amaro de Imperatriz Destaque

17/02/2016

No dia 11 de fevereiro de 2015 o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, representado pela Sra. Presidente Sandra Eliane Michel, participou da Sessão da Câmara Municipal através do Convite feito pelo excelentíssimo Sr. Vereador Nilton.

A Sra. Sandra falou sobre a relevância que a Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão possui para a região ressaltando a necessidade de unirmos esforços visando o desenvolvimento sustentável legitimado pelo Plano Diretor, contemplando as reais necessidades e anseios da sociedade santo-amarense, aliado a um futuro Plano de Bacia que permita um processo de gestão das suas águas garantindo o crescimento econômico sustentável nesta Bacia Hidrográfica.

Foram também apresentadas as informações sobre a área da Bacia Hidrográfica tais como: área de abrangência, nascentes e foz, afluentes e da importância como geradora de renda através da agricultura, turismo, esporte e lazer. E também feito um apanhado geral sobre as legislações (federal e estadual) de recursos hídricos, aspectos administrativos e técnicos do Comitê, aspectos financeiros e aplicação do recurso destinado ao projeto de operacionalização e fortalecimento do Comitê.

Finalizando a Sra. Sandra solicitou o apoio da politico da Camara dos Vereadores no sentido de articular politicamente, a nível de esfera estadual, o Plano de Bacia para o Rio Cubatão "pois este Plano permitirá que seja realizado o zoneamento da disponibilidade hídrica da Bacia, quantificando e qualificando suas águas, e assim também, implementará a preservação adequada da sua rica e incomparável biodiversidade, garantindo o futuro das gerações que nos sucederão ".