Rio Araranguá

Desastres naturais são tema de palestra na Semana do Meio Ambiente Destaque

13/06/2023

Secretário-executivo do Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba, professor Maurício Thadeu Fenilli Menezes, falou sobre o tema em evento na Unesc

A semana foi de intensa agenda com foco em temáticas voltadas ao Meio Ambiente e Valores Humanos. Na noite da última quarta-feira (7/06), em mais um importante evento de debate e conscientização, o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, professor Maurício Thadeu Fenilli Menezes, ministrou uma palestra sobre “Desastres naturais frente aos processos de urbanização”.

Nesta, que foi a 18ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Instituição contou com a parceria do Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense (ProFor Águas), da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos (COMAVH) e dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense. A edição abordou a temática “Governança da Água, Saúde e Meio Ambiente”, assunto proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Na palestra da quarta-feira, acadêmicos, professores e comunidade em geral puderam refletir e aprender sobre as diferenças entre fenômenos e desastres naturais e a forma como a urbanização, nas últimas décadas e séculos, tem contribuído para o aumento no número de casos e a magnitude do que é registrado.

Maurício iniciou com uma apresentação didática sobre as diferenças entre os fenômenos e os desastres, destacando os reflexos negativos à sociedade como principal diferença e agravante entre cada um.

Conforme o professor, ao longo dos séculos o planeta tem, todos os dias, passado por mudanças. Tais situações, conforme ele, por si só já são refletidas em fenômenos geográficos e climáticos. “São fenômenos naturais que acontecem muito antes de nossos antepassados estarem na terra. Mas todo fenômeno natural é um desastre?”, pontuou, acrescentando que a resposta para o questionamento é negativa.

Entre os principais fatores agravantes para a maior incidência dos desastres naturais, para Maurício, está o crescimento desordenado da urbanização, assim como a falta de planejamento urbano.

“Mesmo diante disso, percebemos que o olhar principal do poder público tem sido para resposta e recuperação das situações, enquanto deveria ser à prevenção, a etapa mais importante e que traz mais resultados de forma mais eficiente”, apontou, sinalizando quais ações fazem parte de cada etapa pré e pós-desastres.

O professor destacou ainda, em imagens e vídeos, comparativos entre a urbanização de cidades da região, do território nacional e até mundial, além de exemplificar fenômenos e desastres por meio de notícias reais.

Missão cumprida

Ao final dos dias intensos de compromissos alusivos à Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos, conforme o membro da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc e coordenador geral do Profor Águas Sul/Unesc/Projeto Fapesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, garante que o sentimento é de satisfação.

“Estamos muito felizes com a participação, os debates e aprendizados possibilitados por meio da programação destes dias. É por meio de ações como essas que podemos avançar nas discussões e ações voltadas ao Meio Ambiente e aos Valores Humanos sob diferentes óticas”, apontou, agradecendo ainda a participação de todos ao longo das atividades e dos parceiros do evento.

Texto e foto: Mayara Cardoso/Unesc