Rio Araranguá

Troca de experiências marca a participação do Comitê Araranguá no XXI Encob Destaque

28/10/2019

Encerrou na última sexta-feira, 25, mais uma edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (XXI Encob), em Foz do Iguaçu(PR). Representantes da Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, acompanhados de representantes da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, estiveram participando do evento. A oportunidade serviu para a troca de experiências.

Um diferencial dessa edição foi a oportunidade de membros comitês de diferentes regiões do Brasil realizarem palestras. “Era um pedido que havíamos feito no Encob anterior, que era poder conhecer um pouco mais dos comitês participantes. Neste ano eles atenderam essa solicitação e ficamos entender melhor os desafios enfrentados pelos nossos parceiros e retirar bastante informações para poder aplicar em nossa bacia”, afirmou o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Leme.

A oportunidade também serviu para capacitação. Os representantes dos comitês de Araranguá e Urussanga, além dos membros da Aguar puderam acompanhar cursos e palestras. “Como estávamos em um grupo de pessoas conseguimos nos dividir e cada um aproveitar um tema diferente. Todo esse conhecimento adquirido poderemos depois compartilhar em nossas reuniões”, acrescentou o presidente.

O grupo ainda participou de discussões sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, exposições e visitas técnicas. “Aproveitamos para fazer também a reunião do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas. É importante essa troca de experiências com outras regiões. Nos dá bagagem e alternativas para serem implantadas no nosso comitê. Os desafios muitas vezes são semelhantes e isso nos beneficia para encontrar formas mais simples de solucionar”, salientou Leme.