Rio Araranguá

Lideranças irão ajudar na preservação dos rios do Extremo Sul de Santa Catarina Destaque

28/10/2016

Comprometimento foi oficializado em reunião promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá em Sombrio.

Reunindo em torno de 40 lideranças em Sombrio na noite desta quinta-feira, 27, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá conseguiu obter o comprometimento de entidades e instituições para auxiliarem na mobilização da sociedade do extremo sul pela preservação dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina.

Esses rios serão integrados ao Comitê Araranguá, que consequentemente passará a ser responsável pela gestão e preservação de tais águas. “Podemos dizer que nosso objetivo, com o encontro, foi alcançado. Daremos continuidade ao processo de integração, a partir de agora, trabalhando em conjunto com as lideranças da área de abrangência dos afluentes catarinenses do Rio Mampituba”, argumentou o presidente do Comitê, Sérgio Marini.

Novas etapas devem ser seguidas daqui para frente. “Agora, temos que mobilizar os demais prefeitos, vereadores e outras entidades estratégicas para que também se comprometam, e posteriormente organizar um dossiê que será enviado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, completou a consultora do Comitê, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva.

Representando o Ministério Público Federal, a promotora da República, Patrícia Muxfeltd, garantiu total apoio ao projeto. “É uma mobilização muito importante para garantir a preservação da água, um recurso tão valioso para as próximas gerações. Com certeza daremos suporte no que for preciso”, afirmou.

Entre as lideranças presentes, também pode-se citar a diretora do Instituto Federal Catarinense, Elisete Maria Possamai Ribeiro; a presidente do Comitê Mampituba Gaúcho, Leonila Ramos; o representante do Pró-Comitê Mampituba em Sombrio, Marcelo Areão; entre outros representantes de entidades políticas e públicas.

• Fonte: Francine Ferreira
Inscrever