Rio Araranguá

PREFEITOS REUNIDOS EM FORQUILHINHA

01/12/2014
Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Édson Pereira Lima Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Édson Pereira Lima MARCA SC

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha sediou na tarde desta segunda-feira, 1/12, o primeiro dos cinco encontros que acontecem esta semana na região envolvendo os 16 municípios da bacia, para apresentação do diagnóstico e prognóstico da Fase B do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, que está sendo executado pela Profill Engenharia e Ambiente Ltda.

Autoridades participaram da explanação como o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz; o Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Édson Pereira Lima; o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre; o presidente da Câmara de Vereadores anfitriã, Dimas Kammer; o prefeito de Lauro Müller e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Fabrício Kusmim Alves e o prefeito de Nova Veneza, Evandro Luis Gava.

O público-alvo do encontro desta segunda-feira era os representantes das Prefeituras Municipais e das Câmaras de Vereadores de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Timbé do Sul, Treviso e Turvo.

A idéia do diagnóstico é compreender quais são os usos de água que existem  na bacia (irrigação, abastecimento público, industrial, mineração e criação animal), quanto de água estes usos necessitam e qual a quantidade disponível na bacia. O processo envolve a  caracterização dos corpos hídricos, onde chove mais, onde chove menos. Feito isso, é traçada uma comparação onde é calculado uma demanda para cada setor, utilizando também dados secundários, IBGE junto do Cadastro de Usuários da água (SDS).

SEGUE A AGENDA:

02/12: TREVISO ÀS 14 HORAS (SALÃO PAROQUIAL SANTO ALEXANDRE)
Público-alvo: Representantes da Mineração

03/12: CRICIÚMA ÀS 14 HORAS (ACIC)
Público-alvo: Representantes das Indústrias

04/12: TURVO ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
Público-alvo: Agricultores, Pecuaristas e Aquicultores

05/12: ARARANGUÁ ÀS 14 HORAS (SAMAE)

Público-alvo: Representantes do Setor de Saneamento