Rio Araranguá

ALUNOS RECEBEM CERTIFICADOS DAS AUTORIDADES Destaque

30/11/2014 Editor Comitê Araranguá

Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município a receber o Curso Brincando de Preservar, oferecido pelo Comitê Araranguá. Dividido em três módulos, com carga de 8 horas/aula, o projeto educativo sensibiliza alunos sobre a importância da proteção da água, despertando a consciência ambiental quanto o uso dos recursos hídricos.

A capacitação foi implantada primeiramente para a quarta série da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso. Na manhã desta quinta-feira, 20, o presidente do Comitê, Davide Tomazi Tomaz recebeu autoridades no auditório da Escola para a cerimônia de conclusão do curso, que contou com a entrega dos certificados.

Participaram do momento, o prefeito do município, Evandro Scaini; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Jacques; a gerente de Educação da SDR Araranguá, Celina Hobold; a diretora de Ensino da SDR de Araranguá, Cleusa Tavares; a vice-presidente do Comitê Araranguá, Yasmine de Moura da Cunha; a diretora da Escola contemplada, Sandra Cristiano, a instrutora da capacitação, Michele Pereira da Silva, a engenheira ambiental e consultora do Comitê e as professoras da série.

"Esse projeto educativo vai ser expandido para todos os 16 municípios da bacia a partir de 2015", avisou Davide."Nós já sabíamos da importância da água para nossa sobrevivência. Mas, conseguimos aprender mais. Vou prestar mais atenção para não deixar torneira aberta, jogar lixo sempre no lixo, não poluir as praias e vou ficar cuidando para minha mãe não desperdiçar água lavando as calçadas ou o meu pai com a limpeza do carro", garantiu a aluna Sara Guerreiro de 9 anos.

O prefeito Evandro Scaini acredita na ação junto às crianças. "Agradecemos ao Comitê por ter nos contemplado. Essas crianças crescerão mais comprometidas em cuidar da preservação das nossas águas e se tornarão multiplicadores junto dos colegas e dos seus familiares. Serão, com certeza, adultos muito mais conscientes", disse Scaini. O curso é uma parceria do Comitê Araranguá e do projeto de extensão da UNAHCE/UNESC "A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais".