Rio Araranguá

Conclusão positiva ao fim da primeira rodada de mobilizações sociais pela bacia

27/02/2014
Encontros municipais para divulgar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá e a Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água foram realizados de 24 a 27 de fevereiro, em Siderópolis, Treviso, Araranguá, Maracajá, Içara, Criciúma e Timbé do Sul. A segunda rodada de visitas ocorre de 10 a 14 de março.
"Encontros municipais para divulgar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá e a Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água foram realizados de 24 a 27 de fevereiro, em Siderópolis, Treviso, Araranguá, Maracajá, Içara, Criciúma e Timbé do Sul.

Os encontros contaram com a presença de atores com poder de mobilização social, como prefeitos, secretários, vereadores, presidentes das entidades de classe e representantes das instituições governamentais das localidades.

A mobilização da semana encerrou em Timbé do Sul, o maior produtor de água entre os 16 municípios. Suas nascentes são responsáveis pelo maior volume de água da bacia. O prefeito, Eclair Alves Coelho participou do encontro junto do secretário de Agricultura, Adelírio Marquesini, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Neto Rovaris e do vereador Fabiano Pelizzari Waterkemper.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá integra o Programa SC Rural, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Diretoria de Recursos Hídricos, sendo realizado pela empresa Profill e protagonizado pelo Comitê Araranguá.

Os trabalhos encontram-se na etapa A, quando os encontros municipais buscam diagnosticar a dinâmica da bacia