Rio Araranguá

Setores de irrigação e criação animal recebem treinamento

29/06/2014
"Um grupo formado por representantes dos municipais da bacia, sindicatos e escritórios de planejamento agropecuários recebeu na manhã de sexta-feira, dia 27, na sede do Cetrar/Epagri, em Araranguá, um treinamento prático para o cadastramento de usuário de água, ação que vai garantir a continuidade do uso do recurso hídrico nas atividades produtivas de agricultura e criação animal.

Os trabalhos foram conduzidos pelo técnico da empresa Profill Engenharia e Ambiente, Fábio Paganini, o qual afirma que as capacitações continuarão nos próximos meses, abrangendo os piscicultores, as companhias de saneamento público, os mineradores e as indústrias. ""Reunir os usuários de água por setor é importante porque dúvidas são compartilhadas e sanadas, agilizando o processo. A partir do treinamento, os participantes tornam-se atores sociais, responsáveis por propagar a necessidade e gratuidade do cadastro"", lembra Paganini.

A oportunidade de cadastro está ativa por tempo indeterminado em todo o Estado. Porém, com a elaboração do Plano de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Araranguá, estende-se até outubro uma campanha de sensibilização para a importância do cadastramento. ""Após este período, faremos o levantamento dos dados arrecadados e, com esse volume, o balanço hídrico da bacia"", explica a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, Consultora do Comitê Araranguá.
"