Rio Canoinhas

Reunião define estratégias para o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro até 2028

03/05/2024

No último dia 10 de abril de 2024, o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro realizou uma reunião de Planejamento Estratégico de forma online, dando continuidade ao seu compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos e a conservação ambiental em sua área de atuação.

O encontro iniciou com uma análise minuciosa dos eventos e decisões tomadas durante a reunião anterior, ocorrida em outubro de 2023, proporcionando aos membros do comitê uma compreensão aprofundada do progresso realizado até então. Uma das decisões-chave deste encontro foi a definição do horizonte temporal do planejamento estratégico, estabelecendo-o até o ano de 2028, em uma escolha deliberada que reflete a visão compartilhada sobre metas e desafios.

Durante a reunião, uma medida de grande importância foi decidida: as iniciativas delineadas no Planejamento Estratégico serão conduzidas pelos membros do Comitê, em lugar da execução por uma Agência de Águas ou Entidade Executiva.

Os membros foram apresentados a objetivos e metas estratégicas embasadas no Plano de Recursos Hídricos do Comitê, elegeram democraticamente cinco temas prioritários, acrescidos do tema crucial de educação ambiental. Em seguida, foram selecionadas as linhas de atuação consideradas prioritárias para cada tema, direcionando os esforços e recursos de maneira eficaz e estratégica.

Os temas e linhas de atuação escolhidos foram os seguintes:

Qualidade de água:

• Indústria e Agroindústria

Quantidade de água:

• Indústria e Agroindústria

Gestão integrada:

• Irrigação e Agropecuária

Segurança hídrica:

• Conservação de Mananciais

Serviços Ambientais:

• Conservação de Mananciais

• Manutenção de Ecossistemas

Educação Ambiental:

• Transversal

A reunião de Planejamento Estratégico foi bem-sucedida em estabelecer diretrizes para o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro até 2028, refletindo o compromisso contínuo com a gestão responsável dos recursos hídricos e a preservação ambiental na região.