Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

CTAIA terá reunião dia 16 de maio Destaque

09/05/2024

A Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê Jacutinga estará reunida no dia 16/05 às 14h00 na Universidade do Contestado, sala maker. Na ocasião, serão tratados sobre os seguintes assuntos: Apresentação do Protocolo de Governança do Observatório das Águas e Revisão do Edital de Convocação das Assembleias Setoriais Públicas do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH).

São duas temáticas relevantes no contexto do Comitê Jacutinga, que vem trabalhando de forma intensa nos aspectos relacionados à gestão dos recursos hídricos. A CTAIA tem desenvolvido um importante papel no suporte às atividades realizadas pelo CBH em toda a sua área de abrangência. Representativa, a Câmara Técnica faz reuniões periódicas para debater as temáticas que impactam no dia a dia do Comitê.

As Assembleias Setoriais Públicas (ASPs) – um dos temas da próxima reunião da CTAIA -representam um momento singular e desafiador para o Comitê Jacutinga e para a Entidade Executiva (Universidade do Contestado). As ASPs possibilitam a oxigenação do CBH, permitindo que novas entidades possam fortalecer os pilares do Comitê Jacutinga.

Desde o ano passado, o Comitê Jacutinga está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).  O Comitê mantém fortes relações com as comunidades, assumindo um papel de protagonismo nos eventos e discussões acerca do tema “Água”.

Para exemplificar a dimensão do trabalho desenvolvido pelo Comitê Jacutinga, neste ano, o CBH desenvolverá um projeto intitulado “Estimativa do Potencial de Arrecadação pela Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas” - uma temática de grande relevância para toda a sociedade. No ano de 2023, o projeto elaborado pelo Comitê Jacutinga intitulou-se “Banco de dados colaborativo do Comitê Jacutinga”. O objetivo principal foi a estruturação de um banco de dados das fontes de água na Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas.

Link de acesso ao Edital de Convocação: https://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Jacutinga/Legislacoes/Comite/editais/2024/CTAIA_Edital_03_16.05.2024.pdf