Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga lança a Cartilha da Semana da Água Destaque

09/05/2024

O Comitê Jacutinga lançou uma cartilha relacionada à Semana da Água 2024 - um momento que suscitou a reflexão sobre o uso consciente e responsável desse bem vital para a humanidade. O material contempla todas as atividades desenvolvidas na área de abrangência do Comitê e reforça seu relevante papel educativo nesta área de atuação.

Durante o mês de março, o Comitê Jacutinga, juntamente com entidades e municípios parceiros, desenvolveu uma série de atividades, dando enfoque à reflexão sobre o uso consciente dos recursos hídricos e a preservação de rios e fontes de água. As ações envolveram a sociedade e mais uma vez deram ênfase a essa temática na região do Alto Uruguai Catarinense.

No total, foram desenvolvidas 15 atividades, que mobilizaram a comunidade regional. Todos esses momentos estão devidamente descritos na cartilha elaborada pela equipe da Entidade Executiva Universidade do Contestado e Comitê Jacutinga que mostram que o tema “Recursos Hídricos” pode ser tratado das mais diversas formas, com debates enriquecedores e eventos dinâmicos, que contam com uma expressiva participação da população.

“Acredito que a cartilha sintetiza muito bem as ações desenvolvidas na Semana da Água 2024. Mais uma vez, agradecemos a todas as entidades que participaram e deram uma importante colaboração para que levássemos diversas ações educativas às comunidades. Nós do Comitê Jacutinga acreditamos muito nessa junção de forças. Isso faz uma diferença muito grande em nossa sociedade”, assinala o presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron.

O Comitê Jacutinga atua há mais de 20 anos na gestão dos recursos hídricos, tendo uma significativa contribuição nas discussões que envolvem essa temática. No ano de 2023, o Comitê iniciou sua participação no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, a qual a Universidade do Contestado é a Entidade Executiva, com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), proporcionando o fortalecimento deste colegiado. A iniciativa reúne mais quatro comitês: Peixe, Chapecó e Irani, Antas e Afluentes do Peperi-guaçu e Canoas-Pelotas, abrangendo grande parte do território catarinense.

Link de acesso a Cartilha: https://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Jacutinga/Publicacoes/Cartilhas/Semana_da_Agua_2024_Cartilha.pdf