SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE
RECURSOS HÍDRICOS DE SANTA CATARINA

Andrea Felipe

Técnicos da DRHI/SDS estiveram em Chapecó no dia de ontem (27) para participar da Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Chapecó, Irani e Bacias Contíguas. No evento, houve apresentação das atividades do comitê e prestação de contas referente ao ano de 2018. Houve também a apresentação da Entidade Executiva – 1º Bimestre do corrente ano, da nova estrutura de funcionamento do Comitê, do Plano de Aplicação de Recursos, bem como a aprovação do Plano de Comunicação; do Plano de Capacitação e do Parecer da Câmara Técnica. Também foi discutido de aprovado o Plano de Trabalho para o ano de 2019.

Dando continuidade a maratona de Assembleias dos Comitês de Bacias do Oeste catarinense, a DRHI/SDS, através de sua equipe técnica, esteve em Joaçaba na tarde de hoje (26), onde participou da Assembleia Geral Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe que teve como pauta o processo eleitoral do referido Comitê. Na sequencia deste evento, houve a Assembleia Geral Ordinária – AGO que apresentou a Prestação de Contas do exercício anterior; o Relatório de Atividades do Comitê em 2018 e da Entidade Executiva; a nova estrutura de funcionamento do Comitê; o Plano de Aplicação de Recursos para o ano de 2019; o Plano de Comunicação; o Plano de Capacitação e o Plano de Trabalho para o ano de 2019.

Técnico da DRHI/SDS, Cesar Rodolfo Seibt, participou da Assembleia Geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga, em Concórdia, o qual também debateu sobre as Assembleias Setoriais Públicas. No evento, foi apresentada a nova diretoria do Comitê que foi eleita no dia de hoje (26). Durante a Assembleia, também houve a apresentação da nova entidade executiva; prestação de contas e apresentação do relatório de atividades do ano de 2018, bem como a apresentação do planejamento para o ano de 2019 e do plano de aplicação financeira. Além disso, houve a aprovação do Plano de capacitação e o Plano de mobilização e comunicação, além do calendário de reuniões, assembleias e eventos para o corrente ano.

Na última quinta-feira (14) os técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos – DRH/SDS, Cesar Rodolfo Seibt e Rui Batista Antunes estiveram em Jaraguá do Sul, para apresentar, aos membros do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, a Resolução n° 19/2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH que trata, dentre outros temas, sobre o processo de seleção, renovação e substituição das organizações-membros nos comitês.

A palestra foi ministrada durante a Assembleia Geral Ordinária- AGO do Comitê da Bacia do Rio Itapocu. Além da Resolução n° 19/2017, os técnicos da SDS/DRHI apesentaram o Programa QUALIÁGUA da Agência Nacional de Águas (ANA), que fará o monitoramento da qualidade das águas da Rede de Monitoramento de Qualidade das Águas na vertente litorânea do Estado de Santa Catarina por cinco anos do contrato (2019 a 2023).

Na ocasião da AGO foi realizada a eleição da nova diretoria do comitê, onde foram eleitos Sérgio Victor Santini, Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves e Karine Rosilene Holler, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo, respectivamente.