SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE
RECURSOS HÍDRICOS DE SANTA CATARINA

Primeira quinzena de junho marcada por chuvas acima da média no litoral e persistência da estiagem no Oeste, aponta Boletim Hidrometeorológico Destaque

17/06/2021 Vinicius Constante

As chuvas mal distribuídas que atingiram o Estado de Santa Catarina na primeira quinzena de junho não foram suficientes para uma melhora significativa da estiagem que assola, principalmente, as regiões hidrográficas do Extremo Oeste e Meio Oeste. O alerta consta na edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado publicado nesta terça-feira (16). Durante a primeira quinzena de junho, os maiores acumulados de chuvas se concentraram no Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, com mais de 150 milímetros. Nessas regiões as precipitações ficaram acima da média climatológica, que serve como parâmetro para aferir a quantidade de chuva esperada em cada época do ano. Por outro lado, em grande parte do Oeste e no Planalto Norte, nas regiões de divisa com o Paraná, os volumes ficaram abaixo dos 50 milímetros, com alguns municípios com taxas inferiores a 20 milímetros, índices bem abaixo do esperado para esse período de junho.

A Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, no Extremo Oeste, é uma das mais atingidas pela estiagem

Foto: Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas

Conforme o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), Vinícius Tavares Constante, “é importante reforçar as recomendações de consumo consciente da água pois, ao menos no curto prazo, a situação não deve melhorar significativamente”. O Boletim Hidrometeorológico Integrado tem o propósito de apresentar atualizações periódicas sobre as condições hidrológicas dos rios de Santa Catarina e avaliar os impactos ao abastecimento urbano. Dentre os 295 municípios de Santa Catarina, 205 estão em estado de normalidade em relação à situação hidrológica e ao abastecimento; 55 estão em estado de atenção; seis em estado de alerta e cinco em estado crítico (Águas Frias, Coronel Martins, Monte Carlo, São Miguel da Boa Vista e São Miguel do Oeste). Outros 24 municípios não encaminharam informações atualizadas da situação. Esses dados revelam uma melhora em relação ao Boletim Hidrometeorológico anterior, publicado em 2 de junho, quando 21 municípios estavam em estado de alerta e nove em estado crítico.

Volume de chuvas e monitoramento

Para a segunda quinzena do mês, há previsão da manutenção da chuva frequente e de acumulados significativos para todas as regiões de Santa Catarina, especialmente nos Planaltos e no Litoral. Em longo prazo, a previsão para o trimestre de junho, julho e agosto é de que as precipitações gradualmente se aproximem da normalidade, ou seja, da média climatológica. Contudo, os técnicos responsáveis pelo levantamento alertam para a necessidade do acompanhamento das atualizações sobre essas previsões devido às incertezas de projeções que ultrapassem três dias.

A extensão da estiagem que atingiu o Oeste catarinense no mês de maio também foi destaque no Monitor de Secas divulgado nesta semana (veja o mapa abaixo). O Monitor é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) desde 2017, com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado é uma publicação online periódica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Defesa Civil de Santa Catarina (DC/SC). O trabalho é coordenado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), em colaboração com as agências reguladoras do saneamento e prestadores de serviço de abastecimento.

Mais informações para a imprensa:
Marcionize Bavaresco
Bolsista Fapesc