Rio Tijucas

Estiagem deixa vale em Alerta: Rio Tijucas em São João Batista permanece em nível emergencial desde março de 2020 Destaque

11/11/2020
Estiagem deixa vale em Alerta: Rio Tijucas em São João Batista permanece em nível emergencial desde março de 2020 Foto – Jabson Alexandre

O rio Tijucas, em São João Batista, está com estiagem em nível de emergência há mais de nove meses. Nesta quarta-feira, 11, as águas estavam 61 centímetros abaixo do seu nível normal, em tendência de estabilidade, ou seja, não há previsão de grandes diminuições ou aumentos para os próximos dias. As informações são da equipe da sala de situação da Epagri/Ciram.

Destaca-se ainda que a precipitação ficou muito abaixo da média climatológica, não só na região do vale do Rio Tijucas mas em todas as regiões de Santa Catarina. Ressalta-se que o mês de outubro é um dos meses mais chuvosos do ano para o Estado, entretanto este ano, outubro registrou a marca de 20 dias sem chuva em grande parte das regiões. No Oeste, eram esperados entre 190 e 250 milímetros, mas os valores ficaram entre 120 e 200 milímetros abaixo da média. Nas regiões do Vale do Tijucas, as chuvas ficaram abaixo dos 120 e 160 milímetros. Já nas demais regiões, o número foi menor do que 40 a 120 milímetros (Dados: Epagri/Ciram, ANA e INMET).

A falta de água problema que atinge diversos municípios da região pelo pouco volume de chuva nos últimos meses, parece não afetar a cidade de São João Batista. “Apesar da situação do rio, até o momento o município de São João Batista não tem enfrentado problemas de abastecimento” comenta a secretária administrativa do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista (SISAM), Liane Voltolini.

Apesar da situação do abastecimento de água no Vale do Rio Tijucas ainda estar sob controle, o cenário da estiagem preocupa os municípios vizinhos, pois além do consumo humano, a estiagem também tem causado preocupação na agricultura. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina para o próximo trimestre, a previsão é de continuidade de médias a poucas chuvas com período mais crítico em novembro e melhoria em janeiro. Confira a previsão climatológica da Defesa Civil e as recomendações para o uso racional e consciente da água no vídeo abaixo:

Fonte: Isis M. M. dos Reis - Assessora Comitê Tijucas-Biguaçu e Bacias Contíguas

Previsão climatológica Novembro, Dezembro (2020) e Janeiro (2021). Defesa Civil de SC