Rio Tijucas

AÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL EM RANCHO QUEIMADO Destaque

04/12/2018

Apresentação da Mostra Fotográfica Caminho das Águas, palestra ambiental e plantio de mudas nativas movimentam o Alto Vale do Rio Tijucas

Mais de 50 alunos da Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo e do Centro de Educação Municipal Menino Jesus, de Rancho Queimado, participaram de uma ação ambiental promovida pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas (Comitê Tijucas Biguaçu), na última sexta feira (30/11/2018).

Inicialmente, foi apresentada aos estudantes uma palestra abordando as várias formas de utilização dos recursos hídricos locais e conscientização do uso racional das águas. Foi abordada ainda a importância da preservação e recuperação da mata ciliar para a proteção dos rios, das nascentes e da biodiversidade, além das consequências do desequilíbrio ecológico em caso de desaparecimento dessas florestas. Em seguida, foi plantada no pátio da Escola uma muda da árvore Pau Brasil (Paubrasilia echinata), além da distribuição de mais de 50 mudas nativas aos alunos participantes da ação ambiental.

Por fim, foi apresentada a Mostra Fotográfica Caminho das Águas, que ocorre de forma itinerante nos 14 municípios das bacias hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, permitindo à expansão cultural e artísticas aliadas a sensibilização ambiental das comunidades locais. Através de uma seleção de imagens e informações produzidas no contexto das paisagens hídricas da região (rios, praias, cachoeiras, lagos e nascentes), os alunos e comunidade escolar puderam conhecer e despertar o interesse para a preservação dos recursos hídricos locais. Foram distribuídos os materiais da mostra (folder, flyer e cartaz), além da exposição das fotos no hall da Escola. A Mostra Fotográfica Caminho das Águas é um projeto realizado com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Estado de Santa Catarina, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e Governo Federal.