Rio Tijucas

PROJETO INFORMAR APRESENTADO EM EVENTO DE PORTO BELO Destaque

24/07/2018

Para dar sequência a uma série de ações de sensibilização ambiental, costeira e marinha na Baía de Tijucas, o Projeto InforMar - Tubarões e Raias foi apresentado em um evento sociocultural no município de Porto Belo, no último domingo (22/07).

O evento Som & Sol, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal aconteceu na Praça Central de Porto Belo e contou com apresentações artísticas, intervenções culturais e ambientais, além de feiras de exposições diversas e artesanato local.

Na oportunidade foram distribuídos o livro produzido pelo o Projeto InforMar - Tubarões e Raias, além de apresentação de material científico, registros fotográficos do projeto e troca de informações sobre a pesca, os tubarões e raias, a ​bacia hidrográfica e a​conservação do ecossistema marinho com a comunidade local.

InforMar - Tubarões e Raias

O projeto é promovido pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas com apoio do Instituto Linha D’Água, de São Paulo. Durante um ano foram realizadas 100 entrevistas com pescadores locais relacionando a bacia hidrográfica, a Baía de Tijucas, a pesca e os elasmobrânquios. A partir desse trabalho, foram desenvolvidos um livro e um vídeo ​documentário, que estão sendo apresentados em seminários locais e em campanhas de sensibilização da preservação do ecossistema marinho nas comunidades de Bombinhas, Porto Belo, Tijucas e Governador Celso Ramos.