Rio Tijucas

ALUNOS DE SÃO JOÃO BATISTA PARTICIPAM DE ATIVIDADE PARA A RESTAURAÇÃO DA MATA CILIAR Destaque

16/07/2018

Os estudantes do Centro Educacional Jucélia (CEJU) de São João Batista participaram de uma atividade diferente na última sexta-feira (13/07). Em parceria com o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas, a Comunidade Bethânia e a Prefeitura Municipal os alunos fizeram o plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas em uma área de 2000 m², próxima a nascente do rio.

A área foi cadastrada no programa Pacto da Mata Ciliar e contará, quando necessário, com monitoramento periódico dos técnicos do Comitê Tijucas Biguaçu e reposição das mudas. O programa, que existe desde 2011, tem o objetivo de recuperar áreas degradadas no entorno de nascentes, rios e outros cursos d’água. Até agora 89 propriedades já foram cadastradas e estão em processo de recuperação e 11 mil mudas já foram plantadas, um total de 20 hectares restaurados.

Após o recesso escolar, no início de agosto, está agendada a segunda etapa da ação. Será realizada palestra ambiental para os alunos, abordando temas como a mata ciliar, bacia hidrográfica e recursos hídricos.

Por Rokelly Pierozan, jornalista