Rio Tijucas

GRUPO PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS DE EXTRAÇÃO DE AREIA SE REÚNE EM TIJUCAS Destaque

10/07/2018

Na última Assembleia Geral Ordinária, realizada em abril, em Itapema, os membros do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas decidiram criar um grupo para mediação de conflitos, entre eles, a extração mineral de areia em leito de rio na Bacia do Tijucas.

Na última quinta-feira (05/07), os integrantes do grupo se reuniram na sede do Comitê em Tijucas para a primeira reunião. Danilo Funke (CRBio), Reinaldo Rosa (AMAAVART), Eder Vargas (Câmara de Vereadores de São João Batista), além dos técnicos da ACAT Aline Luiza Tomazi e Tiago Manenti Martins levantaram ações que podem ser realizadas.

Foi decidido que será feito um evento, possivelmente Fórum ou Seminário com todos os atores envolvidos com o conflito, tendo como foco a mitigação da erosão nas margens dos Rios Tijucas e do Braço. A previsão é que esse evento seja realizado ainda este ano. Cada integrante do grupo ficou responsável por entrar em contato com os atores elencados para verificar disponibilidade de participação e datas para o evento.

Por Rokelly Pierozan, jornalista