Rio Tijucas

PROJETO INFORMAR VISITA ATORES SOCIAIS DA PESCA EM TIJUCAS Destaque

23/05/2018

Para dar continuidade às ações de sensibilização e mobilização das comunidades pesqueiras locais, a equipe do Projeto InforMar - Tubarões e Raias, realizou uma série de visitas aos atores sociais estratégicos relacionados à pesca na Baía de Tijucas.

No município de Tijucas, as visitas ocorreram na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, na EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), na CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), na Biblioteca Municipal e na Colônia de Pescadores Z25. Nas ocasiões foram apresentadas as ações e resultados obtidos pelo projeto e também foi feita a distribuição do livro produzido.

Ainda estão previstas visitas aos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Governador Celso Ramos. Também serão realizados mais dois seminários locais em Porto Belo e Governador Celso Ramos.

Além disso, entre os dias 3 e 8 de junho, a equipe do Projeto InforMar irá participar do evento Sharks Internacional, em João Pessoa/PB. O congresso é uma realização conjunta de quatro eventos científicos em ciência elasmobrânquios - tubarões e raias, de âmbito internacional. Os eventos reúnem profissionais e estudantes com o objetivo de discutir os avanços e desafios na pesquisa e conservação desse grupo biológico único. Na oportunidade serão apresentados os resultados do projeto, distribuídos livro e camiseta.

InforMar - Tubarões e Raias

O projeto é promovido pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas com apoio do Instituto Linha D’Água, de São Paulo. Durante um ano foram realizadas 100 entrevistas com pescadores locais relacionando a bacia hidrográfica, a Baía de Tijucas, a pesca e os elasmobrânquios. A partir desse trabalho, foram desenvolvidos um livro e um documentário, que estão sendo apresentados em seminários locais e em campanhas de sensibilização da preservação do ecossistema marinho.