Rio Tijucas

ALUNOS DO COLÉGIO CATARINENSE VIVEM EXPERIÊNCIA AMBIENTAL EM TIJUCAS Destaque

22/05/2018

Os alunos de duas turmas do 5º ano do Colégio Catarinense de Florianópolis participaram de uma atividade cultural e ambiental diferenciada na última quinta-feira (17/05), em Tijucas. O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Cultura organizou uma visita ao Casarão Gallotti, onde foram apresentados o Museu de Tijucas e a história da região.

Os alunos também participaram de uma palestra com Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura e assessor ambiental do Comitê Tijucas Biguaçu. Foi explicada a importância da mata ciliar para a preservação dos cursos hídricos e para a qualidade da água. “Por meio do programa Pacto da Mata Ciliar é feito um trabalho voltado à restauração de áreas de mata ciliar degradadas, em conjunto com os proprietários das terras e produtores rurais. Atualmente existem 84 propriedades cadastradas em processo de restauração ambiental e um total de 10 mil mudas nativas plantadas,” explicou Tiago.

Na sequência, os alunos visitaram a Praia do Pontal Norte, onde puderam verificar os aspectos trabalhados nas palestras e plantar mudas de árvores nativas. “Esse é o intuito do trabalho de conscientização com as crianças: despertar nelas o encantamento pela natureza que, com certeza, as sensibiliza para a importância dos esforços de preservação,” pontuou José Leal Silva Junior, vice-presidente do Comitê Tijucas Biguaçu e secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas.