Rio Tijucas

CONFLITOS AMBIENTAIS E REESTRUTURAÇÃO DO COMITÊ SÃO ASSUNTOS DEBATIDOS EM ASSEMBLEIA GERAL Destaque

19/04/2018

Representantes das organizações-membro do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas participaram da 48ª Assembleia Geral Ordinária, realizada hoje (19/04), no Plenarinho da Prefeitura Municipal de Itapema.

A reunião iniciou com a aprovação da prestação de contas e das atividades do ano de 2017, além da aprovação do Plano de Ação previsto para esse ano.

O presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, Edison Baierle, levantou a questão dos conflitos em relação à instalação das PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas. Foi solicitada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico uma relação detalhada de todas as PCHs licenciadas na bacia hidrográfica, com o intuito de buscar soluções para esse conflito. Também foi discutida a questão da extração de areia em leito de rio. Foi formada uma comissão para debater o assunto e organizar um seminário com todos os atores envolvidos.

Outro tema debatido foi a reestruturação das organizações-membro do Comitê, conforme resolução Nº 19, de 19 de setembro de 2017. A quantidade de organizações-membro passará de 55 para 40. As entidades deverão manifestar interesse em participar do Comitê Tijucas Biguaçu e depois de habilitadas serão escolhidas e empossadas em assembleia.

Ainda foram apresentadas a ações da Comissão Consultiva, além das etapas em andamento do Plano de Recursos Hídricos. Conforme Eduardo Moure, coordenador da equipe de mobilização da UFSC, o documento está na fase de Diagnóstico, com elaboração dos cenários e proposta de enquadramento.

Por fim, o assessor ambiental do Comitê, Tiago Manenti Martins apresentou os resultados do Projeto InforMar - Tubarões e Raias. Após pesquisas e entrevistas com 100 pescadores locais foram produzidos um livro e um vídeo documentário que estão sendo divulgados em seminários em Tijucas, Bombinhas, Porto Belo e Governador Celso Ramos. Também foram apresentadas as ações do Mês da Água. A equipe técnica do Comitê Tijucas Biguaçu realizou mais de 30 palestras em escolas dos municípios da bacia hidrográfica, divulgando os Concursos de Desenho e Redação. A participação do Comitê no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, também foi apresentada aos presentes.

Os participantes também foram convidados para participar da capacitação “Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos e o uso dos seus dados no software QGIS”. O curso vai acontecer nos dias 7, 9, 14 e 16 de maio, no Senai de Tijucas.

Por Rokelly Pierozan, jornalista