Rio Tijucas

RECUPERAÇÃO DO RIO PEREQUÊ É DEBATIDA EM FÓRUM INTERMUNICIPAL COM ENTIDADES E ÓRGÃOS AMBIENTAIS Destaque

13/04/2018

Com o objetivo de debater a preservação da água, das nascentes e dos rios da região, mais de 20 entidades da sociedade civil de Itapema e de Porto Belo promoveram o 1º Fórum Intermunicipal de Entidades e Governo pela Recuperação do Rio Perequê e seus Afluentes.

O encontro aconteceu na noite de ontem (12/04), na sede do Rotary Club de Itapema e reuniu cerca de 70 pessoas, entre autoridades, concessionárias de água e esgoto, agências reguladoras e órgãos ambientais dos municípios de Itapema e Porto Belo.

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas foi representado pelo presidente Edison Baierle, que apresentou o Comitê e seus projetos. Também estiveram presentes Patrice Barzan (Casan), Suzana Festa e Rubens Ribeiro dos Santos, (Associação de Moradores da Meia Praia) e Paolo Giuliano Live (Porto Ambiental), todos representantes de organizações-membro ligadas ao Comitê.

Segundo o presidente do Fórum, Luiz Fernando Cavalcanti, o objetivo do evento foi estabelecer um amplo diálogo, discutir estratégias, traçar planos de ação e metas, com a colaboração dos vários setores envolvidos, visando a despoluição do Rio Perequê e seus afluentes e também a recuperação dos demais rios e córregos das cidades de Itapema e Porto Belo, com o propósito de conseguir a plena balneabilidade das praias.

Ao longo do evento, foram debatidos assuntos como esgotos residenciais, comercias, industriais ou agrícolas lançados sem tratamento em valas, canos da rede de drenagem pluvial ou diretamente no rio; soluções para resolver o problema de saneamento no caso de famílias de baixa renda ou ocupação irregulares em áreas ribeirinhas; sistemas individuais e públicos de coleta e tratamentos de esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto de Itapema.

Proposta de encaminhamento

Para dar continuidade aos assuntos levantados no 1º Fórum, foi proposto um programa de trabalho envolvendo os governos municipais, concessionárias, agências, fundações e entidades da sociedade civil, que será chamado “Programa Intermunicipal de Despoluição do Rio Perequê e seus Afluentes - PDRP”. E para formalizar esta parceria será assinado um Pacto de Cooperação entre todos os envolvidos.

Por Rokelly Pierozan, jornalista