Rio Tijucas

LIVRO E DOCUMENTÁRIO DO PROJETO INFORMAR LANÇADOS EM COLÔNIA DE PESCADORES DE TIJUCAS Destaque

03/04/2018

Os resultados do projeto InforMar - Tubarões e Raias na Baía de Tijucas, desenvolvido pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas, com apoio do Instituto Linha D’água, de São Paulo, foram apresentados em um seminário na noite da última quarta-feira (28/03), na Colônia de Pescadores de Tijucas.

O trabalho que inclui pesquisa e entrevistas com 100 pescadores locais vem sendo desenvolvido há um ano e deu origem a um livro e um documentário, apresentados aos participantes do evento. Os materiais retratam a relação dos elasmobrânquios com a bacia hidrográfica, a pesca, os efeitos do desenvolvimento da região e os problemas socioambientais enfrentados pelos pescadores e comunidade ribeirinha.

No evento estiverem presentes José Leal Silva Junior, Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas e Vice-presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, o prefeito Eloi Mariano Rocha, o Secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e os vereadores Esaú Bayer e Ecio Helio de Melo. Além desse encontro serão realizados outros três, nos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Governador Celso Ramos.

“Foi importante trazer o pescador para dentro das discussões locais relacionadas ao meio ambiente. A presença de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores local e da Colônia de Pescadores fez surgir o intuito de promover outros encontros e manter uma parceria mais próxima entre as entidades e a comunidade pesqueira, possibilitando um envolvimento sustentável da pesca artesanal local,” enfatizou o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins, assessor ambiental do Comitê Tijucas Biguaçu.

O livro será distribuído gratuitamente em escolas, bibliotecas, colônias de pesca e comunidade em geral, podendo ser solicitado pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Já o documentário será disponibilizado via canal do Youtube.

Por Rokelly Pierozan, jornalista