Rio Tijucas

COMITÊ ENGAJADO NA PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA MARINHO Destaque

13/12/2017

No intuito de promover a integração da gestão das bacias hidrográficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras, como preconizado pelas Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas continua realizando uma série de ações voltadas à preservação do ecossistema marinho local.

Nessa segunda e terça-feira (11 e 12/12), em alusão ao Projeto Informar - Tubarões e Raias, o assessor ambiental do Comitê Tijucas Biguaçu, Tiago Manenti Martins, participou do curso "Biologia de Tubarões e Raias", oferecido pelo Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios da Universidade Federal de Santa Catarina.

O intuito do curso, ministrado pelo Professor Doutor Renato Freitas, foi a disseminação de conceitos relacionados à preservação dos elasmobrânquios - os tubarões e raias - e sua relação com a qualidade das águas e dos ecossistemas marinhos. O curso teórico-prático apresentou, além da importância ecológica dos tubarões e raias e sua relação com a pesca, os desafios científicos, biológicos, sociais, econômicos e ambientais relacionados à preservação do ecossistema marinho e a pesca sustentável.

Projeto Informar - Tubarões e Raias

As ações do Projeto InforMAR - Tubarões e Raias, financiado pelo Instituto Linha D'Água de São Paulo/SP, tem por objetivo promover a sensibilização ambiental a partir da percepção de pescadores em relação às interações da pesca costeira artesanal com os elasmobrânquios na Baía de Tijucas. O Projeto, que alia conhecimento ecológico local à pesquisa científica, opera na linha da conscientização para proteger e preservar os ecossistemas marinhos, que hoje figuram num debate nacional sobre a exploração sustentável do Bioma Marinho.

Atuando em quatro municípios (Bombinhas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Tijucas) o projeto realizou 100 entrevistas com os pescadores locais relacionando a bacia hidrográfica, a Baía de Tijucas e a pesca. Atualmente, estão sendo finalizados o livro e vídeo documentário do projeto e no primeiro trimestre de 2018 serão promovidos quatro encontros-seminários locais com pescadores e comunidades, visando envolvê-los em um processo contínuo de gestão participativa, integrada e descentralizada dos recursos hídricos locais.