Rio Tijucas

ELEITA E EMPOSSADA NOVA DIRETORIA E COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ Destaque

27/11/2017

Representantes das organizações-membro do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas se reuniram nesta quinta-feira (23/11), no Auditório da Secretaria de Educação de Biguaçu para a 8ª Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral.

Na ocasião foi eleita e empossada a nova Diretoria e Comissão Consultiva para 2018-2019. A nova diretoria é composta pelo presidente Edison Roberto Mendes Baierle (Fundação de Amparo do Meio Ambiente de Bombinhas), vice-presidente José Leal Silva Junior (Câmara de Vereadores de Tijucas) e pelo secretário executivo Adalto Gomes (Associação de Moradores do Coroado). Já a Comissão Consultiva é representada por Patrice Juliana Barzan (Casan), Paulo Fernandes Valadares (FEMSA Brasil-Coca Cola), Rubens Ribeiro dos Santos (Associação de Moradores da Meia Praia), Miriam dos Santos Melim (Associação Porto Ambiental), Danilo da Silva Funke (CRBio 3ª Região) e Mônica Dozza (EPAGRI).

Segundo o presidente empossado do Comitê Tijucas Biguaçu serão defendidas importantes bandeiras em defesa das águas. “Vamos continuar abordando questões relacionadas ao saneamento, discutir profundamente a instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas, dar mais notoriedade ao Programa Pacto da Mata Ciliar, além de outras ações voltadas para a gestão dos recursos hídricos”, enfatiza Edison.

A diretoria ainda destacou a busca de parcerias junto ao poder executivo da região e a necessidade de aproveitar o momento de elaboração do Plano de Recursos Hídricos para envolver a sociedade e ampliar as ações de educação ambiental.

Durante a assembleia foram apresentadas informações sobre outorgas de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas. Ao todo 10 outorgas foram concedidas e registradas 16 solicitações de cadastro. Foram realizados alguns encaminhamentos à Fundação do Meio Ambiente, à Cotesa Geradora de Energia, à Agência Nacional de Águas e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Será aguardado o parecer de todos esses órgãos para dar andamento à discussão.

Na ocasião também foram apresentados os projetos para 2018, entre eles a Mostra Fotográfica Itinerante que vai percorrer os 14 municípios que abrangem as bacias e o vídeo documentário Canoa de Guarapuvu, que vai abordar o desaparecimento das canoas feitas com apenas um tronco de árvore.

Após os informes gerais sobre o Plano de Bacias, o desenvolvimento do Projeto Informar e o Encob que no ano que vem será realizado em Florianópolis, a assembleia encerrou com a continuidade da discussão sobre a captação de água do Rio Tijucas para abastecimento público de Bombinhas.

Por Rokelly Pierozan, jornalista