Rio Tijucas

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS REALIZA OFICINA DE RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO EM BIGUAÇU Destaque

24/11/2017

A primeira Oficina de Reconhecimento do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas (PRH) ocorreu durante a tarde de terça-feira (21), em Biguaçu. Membros da comunidade, representantes do Comitê Tijucas Biguaçu e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniram no auditório do Centro Educacional David Crispim Correa e dialogaram sobre pontos fortes e fracos das bacias inseridas no PRH, além de oportunidades e ameaças relacionadas aos recursos hídricos de cada território.

O PRH é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e com apoio técnico da UFSC. A atividade foi coordenada pela equipe da universidade, que utilizou como metodologia a Análise SWOT, sigla em inglês que significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa metodologia também é chamada de FOFA em Língua Portuguesa.

Após a apresentação dos participantes, a equipe da UFSC mostrou um relatório com dados socioeconômicos e geográficos das bacias inseridas no plano, resultado de um levantamento técnico a partir de documentos oficiais. Um dos objetivos da atividade era cruzar essas informações com o conhecimento das pessoas que moram na região da bacia, resultando em um diagnóstico mais apurado da situação do território abordado no plano.

Após a primeira parte de apresentação e uma pausa para o café, foi dado início à Análise SWOT. Destacaram-se como pontos fortes a diversidade de recursos naturais, a diversidade econômica, o potencial turístico da região e a baixa carga poluente da criação animal. Quanto aos pontos fracos, o grupo apontou a vegetação exótica (não nativa) em Área de Preservação Permanente (APP), a suscetibilidade à erosão e a estrutura de saneamento carente, entre outros itens.

A respeito das oportunidades referentes aos recursos hídricos, destacou-se a existência do próprio PRH, o projeto de desassoreamento do Rio Biguaçu e a temática da Campanha da Fraternidade de 2017, da Igreja Católica, que estimula os fiéis a cuidar dos biomas brasileiros. As ameaças relacionadas às águas da região, o grupo apontou a falta de recursos financeiros para o saneamento, a falta de educação ambiental na grade curricular e a falta de recursos para os comitês de bacias.

Ao final da atividade, o grupo escolheu, entre os pontos levantados, quais consideravam mais importantes. Estes dados serão incorporados à análise técnica desenvolvida pela equipe da UFSC para constar no Diagnóstico dos Recursos Hídricos.

Na próxima semana vão ocorrer mais duas Oficinas de Reconhecimento do Território. A primeira será em Tijucas, na segunda-feira (27), e a segunda em Itapema, na quarta-feira (29). É mais uma oportunidade para a população da bacia discutir e planejar o uso e a preservação das águas na região das bacias hidrográficas.

Clique no link abaixo e se inscreva para a oficina mais perto de você:

Tijucas
Data: 27 de Novembro
Local: Auditório da ACIT – CDL
Endereço: Rua Minervino Miguel Ferreira, 354, Centro.
Confira no mapa:

Itapema

Data: 29 de Novembro
Local: Auditório da Prefeitura de Itapema (Plenarinho)
Endereço: Avenida Nereu Ramos, 141 (junto ao Paço Municipal).
Confira no mapa: