Rio Tijucas

UFSC VISITA MUNICÍPIOS PARA MOBILIZAR COMUNIDADES A PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE BACIAS Destaque

14/09/2017

Na semana passada, o engenheiro sanitarista e ambiental Márcio Cardoso, membro da equipe da UFSC que elabora o Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, realizou uma série de visitas técnicas para falar sobre o plano e mobilizar agentes para participar das atividades. Ele esteve nas cidades de Itapema, Tijucas, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu, onde conversou com autoridades municipais, líderes de associações e diretores de entidades, reforçando a importância da participação comunitária nesta etapa do processo.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas está sendo elaborado pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente, a equipe técnica da UFSC trabalha no Diagnóstico das Águas. Nos próximos dias, serão realizadas uma série de Oficinas de Capacitação para o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH). A atividade é focada nos usuários, que são aqueles que captam águas dos rios ou de poços (captação subterrânea), e nos agentes mobilizadores.

Interessados na preservação do meio ambiente podem participar da oficina. Os agentes mobilizadores vão ajudar as comunidades a se cadastrar no CEURH. É nesta etapa de diagnóstico que será feito um relatório detalhado sobre todos os usos dos rios. Dessa forma, será possível fazer o planejamento correto para o uso dos recursos hídricos, visando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.

Na segunda-feira (4), Cardoso esteve em Itapema, onde conversou com representantes de entidades sobre o Plano de Recursos Hídricos. Foram visitadas a Associação Industrial de Itapema (ACITA); a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI); a Companhia Águas de Itapema (CONASA); o SINDUSCON Costa Esmeralda; a Secretaria de Educação; e a Secretaria de Agricultura e Pesca do município.

Tijucas, Porto Belo e Bombinhas receberam a visita da UFSC na terça-feira (5). O engenheiro esteve no Sindicato Rural de Tijucas; na Secretaria de Agricultura; na Epagri e na Cidasc da cidade; na SAMAE Tijucas; na Cooperativa de Crédito Cresol; e na Secretaria de Educação de Tijucas. Em Porto Belo, Cardoso conversou com representantes da Fundação Meio Ambiente (FAMAP); da Secretaria de Agricultura e Pecuária; e também da Epagri do município. Em Bombinhas, a conversa foi na Águas de Bombinhas.

Na quarta-feira (6) foi a vez de Biguaçu. O engenheiro visitou o Sindicato Rural de Biguaçu; a Secretaria de Educação; a Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura; a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FAMABI); e a Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (ACIBIG/CDL).

Próximas oficinas

As Oficinas de Capacitação para o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos ocorrem na próxima semana em Tijucas, Itapema e Biguaçu (confira locais, datas e horários abaixo). A participação na oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Também será possível se inscrever no local do evento. Para se inscrever, preencha este formulário.

Tijucas

Local: SENAI