Rio Tijucas

ACAT ASSINA CONTRATO PARA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE PRÁTICA SOCIOAMBIENTAL Destaque

13/09/2017

A Associação Caminho das Águas do Tijucas - ACAT, com apoio do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas Biguaçu e Bacias Contíguas, venceu o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2017 com a proposta: “Documentário Canoa Bordada de Guarapuvu: a embarcação de um pau só”, na categoria Culturas Populares.

A cerimônia de assinatura de contratos dos contemplados aconteceu na noite desta terça-feira (12/09), no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. O evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo, do Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti. No total foram 1803 projetos inscritos em todo o estado, dos quais 1628 se credenciaram na primeira etapa e 175 foram contemplados.

A presidente da ACAT, Sandra Helena Tiezerini, foi quem assinou o contrato de R$ 20 mil para a produção de um vídeo documentário de 30 minutos, com previsão de lançamento em 2018. O objetivo é mostrar que uma tradição antiga aprendida com os índios e aprimorada pelos imigrantes açorianos está desaparecendo: a pesca artesanal, coletiva e secular por meio das canoas de guarapuvu, também chamadas de canoas bordadas. O documentário vai abordar ainda a preservação do guarapuvu na região e a recuperação da mata ciliar.

Por Rokelly Pierozan, jornalista