Rio Tijucas

PLANO DE BACIAS CHEGA A BIGUAÇU Destaque

10/07/2017

Com o lema: “Cuidar da água. Esse é o Plano!”, a equipe de técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas-Biguaçu, e bacias contíguas (Comitê Tijucas-Biguaçu), apresentaram, por mais uma vez, os aspectos gerais do Plano de recursos hídricos para nossa bacia hidrográfica. O evento que transcorreu na última quinta-feira, 6/7, no auditório do Centro Educacional e Biblioteca David Crispim Correa, em Biguaçu, para divulgação da construção do Plano de Bacias, contou a participação de membros da comunidade e associações civis da região.

A construção participativa de um plano de bacias, instrumento que se equipara a um plano diretor municipal, tem por objetivo entender a dinâmica dos rios e seus afluentes em relação ao modal de desenvolvimento socioeconômico, sócio histórico e socioambiental de uma bacia hidrográfica. A partir da consolidação do plano, os comitês podem atuar com mais subsídios para dirimir conflitos de interesse, observando o que pode ser realizado para continuar garantindo água em quantidade, e qualidade para a população da bacia.

O Comitê Tijucas-Biguaçu foi representado pelo secretário-executivo da entidade, José Leal Silva Junior, secretário de agricultura e pesca de Tijucas, e vereador licenciado por aquele município; a mesa diretora ainda contou com a presença do Dr. João Eugênio Cavalazzi, representando o prof. dr. Amir Mattar Valente da UFSC; e do vice-prefeito de Biguaçu Vilson Norberto Alves, representando o prefeito Ramon Wollinger.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)