Rio Tijucas

O RIO QUE ENCONTRA O MAR Destaque

23/12/2016

Em 2017, o Comitê Tijucas Biguaçu deve envolver 100 pescadores, em quatro importantes colônias de pesca do Estado de Santa Catarina. O estudo alerta para o desaparecimento de espécies marinhas importantes que dependem do frágil ecossistema da região.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista

Entre os princípios e objetivos de um comitê de bacia hidrográfica está a proteção e a preservação da água. Apenas a água doce? Perguntaria um leitor desatento. A água doce que nasce quilômetros de distância do litoral vai, em dado momento, ter seu encontro com o oceano. É como se o final do rio fosse eternamente o recomeço da vida, no mar. O mar nos dá alimento e lazer, e se bem cuidado, o mar possibilita riquezas, distribuição de renda e um novo modal de transporte. Foi com o intuito de entender, proteger e preservar o importante Bioma Marinho, que o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas abraçou o projeto Informar: tubarões e raias. O comitê, que há tempos, já se preocupava com limpeza de rios e praias, tem ampliada sua área de atuação em um projeto que vai levar sensibilização ambiental, informações e conhecimentos, e permitir um olhar mais amplo sobre os desafios que uma Bacia Hidrográfica possui: garantir qualidade e quantidade de água potável, e dialogar com os setores produtivos sempre primando pela resolução dos conflitos da população da bacia hidrográfica.

Neste mês de dezembro, o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins, técnico do Comitê Tijucas Biguaçu participou do curso "Biologia de Tubarões e Raias", oferecido pelo Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios da Universidade Federal de Santa Catarina. O intuito do curso, ministrado por Renato Freitas, professor doutor, é a preservação dos ecossistemas marinhos. O curso teórico-prático apresentou a importância ecológica dos tubarões e raias e sua relação com a pesca. Também, foram abordados os desafios científicos, biológicos, sociais, econômicos e ambientais relacionados a preservação dos ecossistemas marinhos.

Sensibilização ambiental como ferramenta inclusiva

As ações do projeto inforMAR - Tubarões e Raias, financiado pelo Instituto Linha D'Água, tem por objetivo promover a sensibilização ambiental a partir da percepção de pescadores em relação às interações da pesca costeira artesanal com os elasmobrânquios na Baía de Tijucas (SC). O projeto que alia conhecimento ecológico local à pesquisa científica opera na linha da conscientização para proteger e preservar os ecossistemas marinhos, que hoje figuram num debate nacional sobre a ideia de um Bioma Marinho.

O Informar vai atuar em quatro municípios: Bombinhas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Tijucas com entrevistas com pelo menos, 100 pescadores. Haverá palestras e campanhas de sensibilização observando a importância dos tubarões e raias e também da qualidade dos ecossistemas marinhos a partir do conhecimento ecológico dos pescadores artesanais. Ao final, o projeto deve produzir um livro impresso e um vídeo-documentário.