Rio Urussanga

Secretaria de Meio Ambiente do Estado lança Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga na AMREC Destaque

14/12/2021

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (14/12), o Comitê de Bacia do Rio Urussanga recebeu da Secretaria de Meio Ambiente do Estado Santa Catarina (SEMA) o Plano de Recursos Hídricos. O evento foi na sede da Associação dos Municípios de Região Carbonífera (AMREC) e teve a presença do secretário de Estado de Santa Catarina do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, prefeitos e representantes dos segmentos que fazem parte das organizações membros do Comitê.

O plano já está pronto há mais de um ano, mas o lançamento foi adiado devido a pandemia de COVID-19. Para o presidente do Comitê e engenheiro agrônomo da Epagri, Fernando Damian Preve Filho, é um dia muito importante, já que marca a entrega do Plano para a sociedade da bacia do rio Urussanga. “Esse documento norteará as nossas decisões nos próximos 10 anos. Desejamos que a sociedade interaja de forma positiva e que as entidades chamem para si a responsabilidade da execução de algumas etapas do Plano”, comentou o presidente.

Hoje 30 entidades participam do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Fernando ainda ressaltou que o documento traz a forma de se comportar de todas as atividades econômicas que utilizem o plano, assim como as previsões que demandam por água, como o setor de abastecimento. “Esperamos que a sociedade se aproprie desse documento, buscando um desenvolvimento de forma sustentável”, disse Fernando.

O Plano foi elaborado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), por meio de uma colaboração entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e a Sema. Os recursos investidos são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O secretário executivo de Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, disse que hoje é um dia para celebrar essa entrega. "Ele traz o planejamento dos usos dos recursos hídricos para a bacia, e toda a projeção de metas, ações, projetos específicos para garantir a disponibilidade hídrica e também os usos múltiplos para todos os setores socioeconômicos da bacia".

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga foi iniciado durante o mandato da engenheira química do Samae de Cocal do Sul, Carla Cristina Possamai Della (2016-2020), e conforme a ex-presidente é a maior conquista do Comitê. “O Plano tem papel fundamental para nortear o gerenciamento do bom uso da água. A conclusão do Plano foi resultado de muito trabalho da equipe técnica, participação de todos os setores e entidades envolvidas em prol do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos municípios envolvidos”, comentou.

Fazem parte da bacia do rio Urussanga os territórios dos municípios de Urussanga, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Sangão, Jaguaruna e Balneário Rincão.

E depois, o que fazer com o Plano?

Uma das dúvidas da sociedade é o que fazer com o Plano a partir de agora? O ex-presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso (2012-2016), que hoje representa Abadeus, chega a colocar isso como um desafio que se inicia. “O Plano é um marco importante. Mas que se transforme em ações concretas”, comentou, dizendo que já cabe revisão.

A assessora técnica da Associação de Proteção da Bacia do Rio Araranguá (AGUAR), Rose Adami, explica que a partir do lançamento do Plano inicia a parte da execução. “O Plano por ser um instrumento orientador dos usos de recursos hídricos, estabelece prioridades de ações que o Comitê de Bacia Hidrográfica deve implementar a curto, médio e longo prazo, juntamente com instituições parceiras. Estas ações deverão ser periodicamente avaliadas para adequação à realidade”, esclarece Rose.

Presidentes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga

Dez 2006 – Dez 2008 - Renato Bez Fontana e Antônio Cancelier;

Dez 2008 – Dez 2012 - Antônio Adílio e Renato Bez Fontana;

Dez 2012 – Dez 2016 - José Carlos Virtuoso e Carla Cristina Possami Della;

Dez 2016 a 2020 – Carla Cristina Possamai Della;

Dez 2020 até o momento - Fernando Damian Preve Filho e Miriam da Conceição Martins.

Informações adicionais

• Fonte: Antonio Rozeng