Rio Urussanga

Novas organizações membros participam de assembleia e Comitê Urussanga se prepara para eleição da diretoria Destaque

17/11/2020

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga promoveu, de forma virtual, uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 11 de novembro. Na oportunidade, a presidente do Comitê Urussanga, Carla Possamai Della, representante do Samae de Cocal do Sul, validou com os presentes os resultados das Assembleias Setoriais Públicas, que definiram uma nova composição para o órgão colegiado.

Carla ressaltou a importância da assembleia e o momento histórico da renovação do quadro de organizações membros do Comitê Urussanga. “De acordo com a Resolução 19/2017, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, por meio das ASPs realizadas no dia 21 outubro, foram eleitas 12 organizações membros representando a População da Bacia, 12 organizações membros representando os Usuários de Água e seis organizações membros representando as organizações de Administração Federal e Estadual”, pontuou.

Durante a deliberação, a presidente enalteceu a responsabilidade dos novos membros e mostrou todas as novas organizações eleitas citando o nome por segmento, bem como as demais que permanecem na lista de espera. Após a apresentação, Carla declarou empossados os membros eleitos.

Entre as novas organizações membros eleitas estão, no segmento População da Bacia, a Fundação de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF), a Câmara de Vereadores de Urussanga, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Catarinense de Engenharia Ambiental (ACEAMB). Já no segmento Usuários de Água são novas a Águas de Jaguaruna Saneamento, SAMAE de Morro da Fumaça e FIESC, enquanto como Órgãos da Administração Federal e Estadual ingressou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O diretor superintendente da FUMAF, engenheiro sanitarista e ambiental Natan Felipe Souza, participou pela primeira vez da assembleia do Comitê Urussanga. A Fundação Municipal de Meio Ambiente atua, prioritariamente, em licenciamentos ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais, fiscalizações ambientais, atividades de educação ambiental e ações de manutenção e preservação do meio ambiente.

“O ingresso da FUMAF representa uma maior aproximação e representatividade do poder público municipal e também dos usuários de água de Morro da Fumaça junto às ações e deliberações desenvolvidas pelo Comitê. É uma oportunidade para troca de experiências e boas práticas quanto ao manejo, preservação e recuperação dos recursos hídricos na bacia hidrográfica. Com certeza foi uma experiência positiva e de muita responsabilidade já na primeira assembleia. Esperamos que nossa participação facilite que as decisões do Comitê cheguem ao Poder Público de Morro da Fumaça traduzindo-se na implementação de políticas públicas relacionadas a preservação e gestão dos recursos hídricos. Também buscaremos que o Comitê ajude nos conflitos de uso da água em nossa cidade, onde levaremos nossas dificuldades e experiências”, pontua.

O diretor geral do SAMAE de Morro da Fumaça, engenheiro químico Rogério Sorato avalia a integração da entidade no Comitê Urussanga. “Representamos o segmento usuários da bacia. Nossa região não possui água potável para abastecimento público em grande quantidade, fator preocupante para as próximas gerações e o desenvolvimento socioeconômico do município. Nossa expectativa em relação ao Comitê é de contribuir com as soluções, trabalhos e estudos para que assim, os recursos hídricos sejam preservados e usados de forma adequada e com eficiência”, frisa.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA

Na Assembleia Geral Extraordinária também foi discutida e aprovada a comissão eleitoral que conduzirá o processo eleitoral da nova diretoria do Comitê Urussanga para a gestão entre 2020 e 2022. A eleição acontecerá por videoconferência no dia 2 de dezembro durante a Assembleia Geral Ordinária.