Rio Urussanga

Segurança Hídrica: Medidas são discutidas entre Comitês do Sul/SC e setores econômicos

17/07/2020

A situação da escassez da água que assolou Santa Catarina por um longo período foi o assunto debatido durante a 4ª edição do evento Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense, que ocorreu de forma virtual no dia 15 de julho. Com o tema “Estiagem no Sul catarinense e a busca pela segurança hídrica”, a discussão buscou criar medidas de segurança hídrica que visem amenizar os efeitos da estiagem em períodos a curto, médio e longo prazo. Mais de 80 pessoas participaram do evento, cujo conteúdo continua disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3BGBqqBgUFA

A programação contou com palestras de diferentes profissionais como o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo da Silva, o gerente de Desenvolvimento Florestal e Ambiental da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), Tiago Mioto, e de José Magri, presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o superintendente do Consórcio Público de Saneamento e Agência Reguladora do Saneamento (CISAM-SUL), Antônio Willemann, e de Felipe Fagundes, presidente da Câmara de Regulação e Fiscalização do Saneamento Básico (CREFISBA CISAM-SUL).
Após as explanações, as técnicas em Recursos Hídricos da AGUAR, Rose Maria Adami e Michele Pereira da Silva conduziram o momento final do encontro virtual relacionado a um pacto entre os setores. Quinze medidas para a segurança hídrica no Extremo Sul de Santa Catarina foram elencadas.
O gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SDE, Vinícius Tavares Constante, destaca que um dos aspectos positivos do evento é a pactuação de acordos. “Este evento já vem se tornando tradicional e sempre mostra bons resultados. O tema foi pertinente para o momento, principalmente junto com os principais setores que consomem água e as principais instituições que os representam. Mesmo que a distância, a participação foi bastante representativa com pessoas de várias regiões do Brasil e do Estado. O grande aspecto positivo é que sempre sai acordo entre as partes. E isto é importante para auxiliar na implementação dos Planos de Recursos Hídricos. Todas as instituições que tem ações para fazer na área da segurança hídrica agora podem fazer de maneira mais articulada, potencializando ações que já estão sendo feitas e ampliando para novas ações”, pontua.
Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della fatores como planejamento e políticas públicas eficientes irão contribuir para os encaminhamentos deste acordo. “Todos os itens que estão no pacto são de extrema importância e percebemos o comprometimento de algumas entidades em estimular boas praticas. Com planejamento voltado para ações mitigadoras podemos evitar novas situações como as vivenciadas recentemente. Precisamos de políticas públicas eficientes e que saiam do papel. Isso fará com que o pacto dê sustentação aos encaminhamentos”, frisa.
O 4º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense foi promovido pelos Comitês das Bacias dos rios Araranguá, Afluentes Catarinenses do Mampituba e Urussanga, juntamente com o Colegiado de Meio Ambiente da AMREC. O evento contou com o apoio da AGUAR, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).