Rio Urussanga

Equipe técnica da AGUAR participa de videoconferência com DRHI/SDE

27/05/2020

A Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE) realizou, no dia 19 de maio, uma reunião por videoconferência com as equipes técnicas das entidades executivas que apoiam o funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica, integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Santa Catarina.

Representaram a entidade executiva da AGUAR no encontro, a coordenadora Cenilda Mazzucco, as técnicas em recursos hídricos Rose Adami e Michele Pereira da Silva e a auxiliar administrativa Graziela Elias. Após as apresentações dos participantes, a DRHI/SDE informou sobre os novos procedimentos de comunicação e rotinas de trabalho, devido a pandemia Coronavírus, para a execução das atividades dos técnicos das entidades executivas e dos Comitês de Bacia. Resoluções e notas técnicas foram expostas reforçando a orientação sobre o desempenho das funções de forma remota, a participação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos por meio de videoconferência, e orientação de realização, na mesma modalidade virtual, de Assembleias Gerais pelos Comitês de Bacia.

Outros assuntos abordados na reunião incluíram o apoio das Entidades Executivas aos Comitês de Bacia na resolução de conflitos decorrentes da atual escassez hídrica, bem como os procedimentos excepcionais para solicitação de autorização prévia para perfuração de poços, exclusivamente para os usos prioritários, dessedentação humana e animal, em Santa Catarina, nesse período de escassez.

“A reunião foi muito importante e orientadora, pois possibilitou discutir e esclarecer vários questionamentos dos participantes em relação às etapas necessárias para a execução e validação do processo de realização de reuniões e assembleias por videoconferência”, pontua a coordenadora geral da Entidade Executiva AGUAR, Cenilda Maria Mazzucco.

Para a técnica em recursos hídricos da Aguar à disposição do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami, a reunião auxiliou gestores dos projetos, coordenadores das entidades executivas e técnicos dessas entidades a desenvolver os trabalhos em locais remotos de forma coordenada, evitando problemas técnicos e administrativos futuros nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

“Neste período delicado de pandemia que atinge o planeta Terra torna-se um grande desafio desenvolver as ações previstas com os representantes das organizações membros, de forma remota, utilizando basicamente ferramentas tecnológicas. As organizações membros dos Comitês de Bacias são compostas de representantes com diferentes realidades de saberes culturais e tecnológicos. Porém acredito que esses desafios provavelmente capacitarão a todos para novas possibilidades de funções, habilidades tecnológicas e também de estruturas e culturas organizacionais de trabalho nos Comitês", finaliza.