Rio Urussanga

Água potável é aliada na prevenção ao Coronavírus

19/03/2020
Comitê da Bacia do Rio Urussanga alerta para uso consciente e sem desperdícios neste período

A higiene é o caminho para inibir a propagação do novo Coronavírus. Água com sabão para lavar as mãos é uma das recomendações da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, pois a combinação é capaz de matar os vírus. Por isso, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga recomenda o uso consciente da água potável neste período.
A pouca quantidade de chuva nas últimas semanas e a diminuição dos reservatórios nos abastecimentos públicos na bacia hidrográfica colocaram municípios em alerta. Cocal do Sul conseguiu conscientizar a população com uma forte campanha de racionamento. Mas as medidas de prevenção à atual pandemia devem aumentar o consumo novamente.
“Não foi possível ainda recuperar os mananciais e a tendência é aumentar em torno de 10% o uso da água com a higienização de mãos e roupas. Pedimos cautela neste momento”, pontua a engenheira química do Samae de Cocal do Sul e presidente do Comitê, Carla Possamai Della.
Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga, a chuva registrada nos últimos dias não foi o suficiente para uma melhora considerável nos sistemas. A autarquia estima que as medidas de higiene contra o Coronavírus podem aumentar o consumo em 20%. O pedido é de uso racional e consciente, evitando os desperdícios e a utilização de forma excessiva.
“É uma situação atípica. Num comparativo com o período de férias escolares e de concentração de pessoas em casas, como ocorre nos meses entre dezembro e janeiro, podemos considerar que o consumo possa ser equivalente ou até mesmo maior que esta época, um aumento de 20%. As pessoas estando em casa podem fazer um maior uso da água aproveitando para outros fins não essenciais neste momento, o que não seria prudente”, finaliza o chefe de estação de tratamento de água do Samae de Urussanga, Itamar da Silva.

Texto: Eliana Maccari - Jornalista
Foto: Diário da Saúde