Rio Urussanga

Reunião discute parceria futura entre PCJ e Comitês do Sul de SC

09/08/2019

Representantes dos Comitês das Bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, da equipe técnica da Aguar e da Agência e Consórcio o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), de São Paulo, reuniram-se no dia 8 de agosto a fim de apresentar o funcionamento das entidades executivas em Santa Catarina, conhecer as experiências de parcerias da Agência e Consórcio PCJ com outros Comitês de bacias hidrográficas do Brasil e exterior, além de apresentação uma proposta de parceria entre a Aguar e a Agência PCJ.
Segundo a técnica de recursos hídricos da Aguar, Rose Adami, a proposta de parceria estava fundamentada na possível escassez hídrica nos territórios dos municípios inseridos nas três bacias hidrográficas do extremo sul catarinense, decorrente da carência de serviços de proteção das águas e conservação das florestas.
“Essa iniciativa dos dois Comitês tem como principal objetivo estimular a vontade coletiva para construção de um programa de pagamento por serviços ambientais nas bacias dos rios Urussanga, Araranguá e dos afluentes catarinenses do rio Mampituba, com duração de dois anos nos 29 municípios das três bacias hidrográficas. A reunião resultou em uma possibilidade de firmar um termo de cooperação técnica entre os Comitês das Bacias do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e do Rio Urussanga com a Agência PCJ”, pontua.
Participaram da reunião os secretários executivos dos dois Comitês de Bacias Hidrográficas, Fernando Damian Preve Filho e Yasmine de Moura da Cunha, a equipe técnica da Associação de Proteção da Bacia do Rio Araranguá (AGUAR), Cenilda Maria Mazzucco, Francine Ferreira, Michele Pereira da Silva, Sandra Cristian e Rose Maria Adami e os representantes da Agência e Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Ivens de Oliveira e Francisco Carlos Castro Lahóz.